Dois dos seis grandes incêndios estão dominados

Maior fogo é em Viseu, no concelho de Vila Nova de Paiva. Ao todo, no país estão cerca de 350 bombeiros a combater os seis incêndios de maiores proporções.

Foto
O número de queixas apresentadas pelos cidadãos às autoridades por suspeitas de fogo posto duplicou entre 2014 e 2015 Nelson Garrido

Dois dos seis grandes incêndios que estavam activos na manhã desta quarta-feira no país já tinham sido dominados. Mesmo assim, um fogo com duas frentes em Viseu, no concelho de Vila Nova de Paiva, ainda inspirava preocupações e estava a ser combatido por quase 130 bombeiros, mais de 40 veículos e um meio aéreo.

De acordo com as informações disponibilizadas pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), ao todo, no país estão cerca de 350 bombeiros a combater os seis incêndios de maiores proporções, apoiados por mais de 100 veículos.

Apesar de o número de incêndios ter abrandado nesta semana, na terça-feira o balanço de vítimas mortais piorou com a morte de um bombeiro de 18 anos que se encontrava internado há uma semana no Hospital da Prelada, no Porto, depois de ter ficado ferido na Serra do Caramulo. O funeral de Bernardo Cardoso realiza-se nesta quarta-feira em Carregal do Sal (Viseu), anunciou a corporação daquela localidade. Só neste Verão já morreram seis bombeiros.

Nesta quarta-feira, quanto a distritos, Braga era o mais afectado, com um total de três incêndios. No concelho de Vieira do Minho estava activo um incêndio com duas frentes. No local estão 42 bombeiros, num total de 47 operacionais, com 17 veículos e um meio aéreo.

As chamas nos concelhos de Cabeceiras de Basto e Terras de Bouro tinham, entretanto, sido dadas como dominadas pelos bombeiros. Porém, o fogo de Terras de Bouro consumia uma zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês e, durante a noite, devido à dificuldade dos acessos nenhum bombeiro ficou no local. Os operacionais para chegarem ao locais têm de andar várias horas a pé ou são deixados por meios aéreos, pelo que quando anoiteceu foram retirados por helicópteros e a opção passou por deixar a zona arder e retomar os trabalhos de manhã.

Em Vila Real continua a lavrar desde o final da manhã de terça-feira um incêndio numa zona de floresta do concelho de Vila Pouca de Aguiar. O foto tem agora uma frente que está a ser travada por 68 bombeiros, 18 veículos e um meio aéreo.

No distrito de Viseu, ainda de acordo com a ANPC, lavram dois incêndios, um no concelho de Lamego e outro no de Vila Nova de Paiva, ambos com duas frentes. Este último é o que concentra mais meios em todo o país.

Na terça-feira a ANPC registou 311 ocorrências que foram combatidas por 4802 operacionais e 1284 veículos. Já desde a meia-noite desta quarta-feira foram registados 77 incêndios.

Risco máximo de incêndio
Apesar de o número de ocorrências ter diminuído ao longo da semana, nesta quarta-feira mais de 30 concelhos portugueses, a maioria do Norte e Centro, apresentam risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pela Lusa.

Ponte da Barca (Viana do Castelo), Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso (Braga), Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar (Vila Real), Baião (Porto) são os concelhos do Norte que estão hoje com risco máximo.

No centro, os concelhos visados são Arouca (Aveiro), Cinfães, Resende, São Pedro do Sul, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Mangualde (Viseu), Fornos de Algodre, Aguiar da Beira, Trancoso, Celorico da Beira, Guarda e Sabugal (Guarda), Miranda do Corvo, Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra (Coimbra), Oleiros, Sertã e Vila de Rei (Castelo Branco), Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos (Leiria), Sardoal e Mação (Santarém). No sul, Monchique (Faro) também apresenta risco máximo de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Nesta quarta-feira o IPMA também colocou sob aviso amarelo três distritos de Portugal continental (Braga, Vila Real e Leiria), devido à persistência de temperaturas máximas elevadas. Segundo o IPMA, o aviso vai estar em vigor até ao final da tarde.
 

Sugerir correcção
Comentar