Dois concelhos com risco "máximo" de incêndio

Há ainda 41 concelhos com risco "muito elevado", segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Foto
Paulo Ricca/Arquivo

Os bombeiros estão de volta ao combate do incêndio em Manteigas, que atinge zonas de mato do Parque da Serra da Estrela, depois de os trabalhos terem sido suspensos durante a noite, por falta de condições de acesso.

Segundo a página da Protecção Civil, às 9h49 estavam no local 320 operacionais, 101 meios terrestres e cinco meios aéreos. O incêndio que começou no sábado, pelas 13h, encontrava-se àquela hora com uma frente activa e outra em fase de extinção, constituindo o caso mais grave que os bombeiros tinham para resolver, num dia em que a Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontava dois concelhos no distrito de Coimbra – Arganil e Pampilhosa – como estando em risco “máximo” de incêndio. Há ainda 41 concelhos com risco “muito elevado”.

De acordo com o IPMA, estão em risco "muito elevado" de incêndios os concelhos de Póvoa do Lanhoso e Vieira do Minho, no distrito de Braga; Baião, no Porto; Sabrosa, em Vila Real; e Arouca, em Aveiro.

No distrito de Viseu estão sob risco “muito elevado” de incêndio os concelhos de S. Pedro do Sul, Castro de Aire, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Tabuaço e Sernancelhe.

Estão também com este risco de incêndio os concelhos de Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Guarda e Sabugal, no distrito da Guarda, Góis, em Coimbra, e Figueiró dos Vinhos, em Leiria.

Segundo o IPMA estão ainda em risco “muito elevado” de incêndios, os concelhos da Sertã, Oleiros, Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco; Mação, Sardoal, Coruche e Chamusca, no distrito de Santarém; Ponte de Sor, em Portalegre; e Montijo e Alcácer do Sal, em Setúbal.

No distrito de Évora, estão em risco “muito elevado" de incêndio os concelhos de Vendas Novas e Montemor-o-Novo; no distrito de Beja, o mesmo risco é atribuído ao concelho de Barrancos.

O distrito de Faro tem cinco concelhos em risco “muito elevado”: Odemira, Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel e Tavira.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre “Reduzido” e “Máximo”.

Sugerir correcção
Comentar