Distritos de Braga, Bragança e Leiria com aviso laranja devido ao calor

Nesta quinta-feira há também risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta e 13 concelhos com risco máximo de incêndio. A Direcção-Geral de Saúde emitiu um alerta perante os riscos da exposição ao calor intenso.

Foto
Óculos de sol, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar são produtos essenciais nestes dias Ricardo Silva

Os distritos de Braga, Bragança e Leiria estão a partir desta quinta-feira e até sábado sob aviso laranja devido ao calor, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no seu site. Também a Direcção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um alerta para esta quinta-feira para os distritos de Castelo Branco e Braga devido às elevadas temperaturas.

A DGS alerta que a exposição ao calor intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, “pode produzir efeitos negativos na saúde humana”. Esses efeitos, avisa, manifestam-se “através do agravamento de doenças crónicas, principalmente na população idosa, e de doenças relacionadas com o calor, como as cãibras, esgotamento por calor e a situação mais grave os golpes de calor”.

De acordo com o IPMA, o distrito de Braga vai estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro e que pressupõe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, entre as 09h00 desta quinta-feira as 17h59 de sábado. Os distritos de Bragança e Leiria vão estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, até às 8h59 de sexta-feira passando depois a aviso laranja até às 17h59 de sábado.

O IPMA colocou ainda todo o país, com excepção do distrito de Faro, Madeira e Açores, sob aviso amarelo até às 17h59 de sábado, devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas que em algumas zonas poderão ultrapassar os 40 graus.

Para hoje no continente, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente moderado nas terras altas, em especial durante a tarde, e subida da temperatura, em especial nas regiões do litoral norte e centro. Na Madeira e nos Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado.

Quanto às temperaturas, prevê-se uma máxima de 38 graus Celsius para Lisboa e Portalegre, em Évora 41, em Beja 40, em Castelo Branco 39, em Braga e Coimbra 37, no Porto 34, em Faro 31, no Funchal 23, em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 24.

Os dados chegam uma semana depois de Portugal ter enfrentado em Junho a sua primeira onda de calor desde 2009. Em vários pontos do país, na semana passada a temperatura esteve mais de cinco graus acima da média mais de seis dias consecutivos. É isto o que qualifica formalmente um período como onda de calor meteorológica.

Radiações ultravioletas altas e risco de incêndio
Ainda de acordo com o IPMA, todo o território nacional, com excepção dos grupos Central e Ocidental dos Açores, apresenta nesta quinta-feira risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), pelo que se aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA. O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o 11.

Treze concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Guarda e Viseu estão também sob risco máximo de incêndio. De acordo com o IPMA, os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Sabugal, Trancoso e Aguiar da Beira (Guarda) e Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tarouca e Lamego (Viseu) estão sob risco máximo de incêndio devido às elevadas temperaturas.

Em risco muito alto de incêndio estão também vários concelhos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Aveiro, Viseu, Bragança, Braga, Vila Real, Porto e Bragança. O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Sugerir correcção
Comentar