Director financeiro da SAD do União de Leiria já foi interrogado

Inquirições dos arguidos da Operação Matrioskas no Tribunal Central de Instrução Criminal só devem terminar amanhã

Foto
NUNO FERREIRA SANTOS

O director financeiro da SAD do União de Leiria, Pedro Violante, foi interrogado esta quinta-feira no Tribunal Central de Instrução Criminal no âmbito da Operação Matrioskas, que investiga suspeitas de lavagem de dinheiro proveniente de crime organizado da Rússia através da transferência de jogadores de futebol.

Questionado pelos jornalistas à saída do tribunal, o advogado de defesa de Pedro Violante, José António Barreiros, disse esperar que o seu cliente não fique em prisão preventiva quando terminar o interrogatório dos restantes arguidos do processo. Além de Pedro Violante, o presidente da SAD da União de Leiria, Alexander Tolstikov, e um assessor deste empresário russo foram detidos na terça-feira pela Polícia Judiciária.

Os interrogatórios devem prosseguir na sexta-feira, altura em que deverão ser conhecidas as medidas de coacção dos arguidos – entre os quais se incluem ainda a própria SAD do União de Leiria, o clube desportivo e um advogado com escritório em Lisboa.

Os três suspeitos foram detidos horas depois de as autoridades terem realizado buscas às Sociedades Anónimas Desportivas não só do Leiria, como do Sporting, do Benfica e no estádio do Sporting de Braga.

Em causa estão suspeitas da prática de factos susceptíveis de integrarem crimes de fraude fiscal, associação criminosa, branqueamento de capitais, corrupção e falsificação de documentos. 

Sugerir correcção
Comentar