Luís Rosa será o novo director de informação do jornal i

Eduardo Oliveira e Silva é substituído. Diário passa a ser propriedade da Newshold, detentora do semanário Sol.

Foto
Miguel Madeira

Luís Rosa, actual director adjunto do jornal i, vai ser o novo director da publicação, substituindo Eduardo Oliveira e Silva. A alteração na direcção do diário decorre da operação de aquisição do jornal pela Newshold, também detentora do semanário Sol.

A empresa de capital angolano Newshold passa a ser proprietária do jornal i, que era detido pela Sojormedia, embora já houvesse um acordo com esta empresa para a gestão comercial do diário.

As redacções dos dois títulos passarão a funcionar em novas instalações, que serão num edifício comum, em Queijas, arredores de Lisboa, apesar de os dois jornais manterem estruturas autónomas. A mudança de instalações do jornal i (actualmente no Tagus Park) já deverá começar nos próximos dias. A redacção do Sol também deixará de funcionar no centro de Lisboa (Chiado), onde o projecto começou em 2006.

Nesta terça-feira de manhã, a mudança de accionista e outras alterações serão explicadas num plenário de trabalhadores.

Além de Luís Rosa, a nova direcção do i será formada pelo antigo director do jornal A Capital, Luís Osório.

Ana Sá Lopes, actual directora-adjunta do i, passa a redactora principal, mas a direcção manterá um terceiro elemento, cujo nome ainda não é conhecido, segundo disse uma fonte à Lusa.

Depois de dois anos e meio à frente do jornal i, Eduardo Oliveira e Silva comunicou esta segunda-feira que abandona aquelas funções na quarta-feira, sem ter avançado razões para a decisão.

“Estou certo que o jornal que dirigi durante dois anos e meio tem à sua frente o caminho de sucesso e de estabilidade que tanto merece pela qualidade da sua equipa e dos seus conteúdos nas diversas plataformas”, escreveu o ainda director, segundo uma nota divulgada .

Segundo acrescenta Eduardo Oliveira e Silva, a decisão de sair da direcção “foi tomada há algum tempo”, o que provocou “uma certa autolimitação na tomada de medidas que pudessem pôr em causa opções” do seu sucessor.

Eduardo Oliveira e Silva foi director de Informação da RDP e também da Lusa, onde assumiu ainda a presidência, além de director do Centro de Formação da RTP.

A Newshold, empresa da família de Álvaro Sobrinho (antigo presidente do BESA), fica com um segundo título, depois de em 2012 ter manifestado interesse público em participar na corrida à privatização da RTP, que acabou por não se concretizar. 

Sugerir correcção
Comentar