Diocese da Guarda garante “total colaboração” à investigação de abuso de menores em seminário

Foto
O padre de 37 anos é suspeito de abuso sexual de crianças e de menores dependentes da instituição Rui Gaudêncio

A Diocese da Guarda garantiu este sábado a “total colaboração” à investigação no Seminário Menor do Fundão que levou à detenção do vice-reitor por suspeita de abuso sexual de menores.

O responsável pelo seminário, um padre de 37 anos, é suspeito de “vários crimes de abuso sexual de crianças e de menores dependentes sobre os quais detinha funções de educação e protecção”, avançou nesta sexta-feira a Polícia Judiciária em comunicado.

O vice-reitor foi detido “em cumprimento de mandado de busca e detenção emitido pelas autoridades judiciárias competentes”, acrescenta o documento.

“Como já o fizemos em outras situações anteriores, continuaremos a garantir total colaboração para que a investigação seja bem feita, guardaremos o necessário silêncio durante a investigação e cumpriremos escrupulosamente as conclusões do tribunal”, indica um comunicado do Departamento de Informação da Diocese da Guarda enviado à agência Lusa.

Na nota é referido que “por iniciativas externas ao Seminário Menor do Fundão foi pedida ao tribunal civil uma investigação à vida interna do mesmo” e que o bispo da Diocese, Manuel Felício, apenas tomou conhecimento desta iniciativa na passada quarta-feira, às 17h30.

O prelado “deu imediatamente ordem para que fossem abertas as portas do seminário aos agentes da investigação que se apresentassem devidamente identificados e, mais ainda, que se desse toda a colaboração para a máxima objetividade da investigação”. A diocese acrescenta que “foram inquiridas algumas pessoas e outras ainda o vão ser” e “foram investigados espaços internos do seminário e outros ainda o vão ser”.

Segundo a diocese, “tanto o conteúdo das iniciativas externas ao seminário tomadas como a identidade das pessoas inquiridas como o conteúdo das suas respostas constituem segredo de justiça, que só o tribunal pode revelar, se e quando o entender”.

O Departamento de Informação da Diocese da Guarda adianta que “não é a primeira vez que instituições desta Diocese são investigadas” por tribunais civis. “Devemos acrescentar que esperamos que esta avaliação seja mais um bom contributo para a vida do seminário, no cumprimento da sua missão educativa”, conclui.

O responsável pelo Seminário Menor do Fundão foi ouvido durante a tarde de sexta-feira no tribunal local e ficou sujeito a prisão domiciliária com pulseira eletrónica.

Segundo fonte policial, a Polícia Judiciária e o Ministério Público actuaram na sequência de denúncias de vítimas feitas esta semana.
 

 

Sugerir correcção
Comentar