DGS desvaloriza perigo do vírus de gripe aviária detectado no Alentejo

Caso detectado numa propriedade em Mértola levou Hong Kong a proibir a importação de carne de aves portuguesa.

Foto
Há cincos anos que não era detectado o vírus da gripe das aves em Portugal Adriano Miranda

O director-geral da Saúde desvalorizou nesta quinta-feira o caso do vírus de gripe aviária detectado em Novembro numa propriedade em Mértola, que levou Hong Kong a proibir a importação de carne de aves portuguesa, garantindo ser pouco perigoso. Ministério da Agricultura assegura que se trata de "um único caso numa única galinha", também desvaloriza a situação e garante segurança para a saúde.

Em declarações à agência Lusa, a propósito da manchete de hoje do Jornal de Notícias que adianta que foi detectado um caso de gripe aviária numa capoeira doméstica no Alentejo, Francisco George disse que o vírus circula em aves e é de baixa patogenicidade em aves.

"É um vírus que circula em aves. Em relação aos seres humanos não há nenhum sinal de infecção em Portugal com este subtipo de vírus (H7)", salientou.

Francisco George explicou à Lusa que o vírus foi detectado pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária numa pequena exploração isolada, de tipo familiar, no Alentejo.

"Estamos a falar de um problema que foi identificado pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, tendo sido adoptadas todas as medidas no que respeita à protecção dos que lidaram de perto com a exploração", disse, acrescentando que todas as pessoas que lidaram com as aves da exploração estão sob vigilância médica.

Fonte do gabinete da ministra Assunção Cristas confirmou ter sido detectado, durante um controlo efetuado no âmbito do Programa de Vigilância de Gripe Aviária a 28 de Novembro, um caso de gripe aviária, mais concretamente, o vírus H7, numa propriedade em Mértola.

"No âmbito do programa foram efetuadas análises laboratoriais que confirmaram tratar-se de gripe aviária, o que levou Portugal a dar o alerta à Organização Mundial de Saúde Animal e à Comissão Europeia", adiantou a mesma fonte.

De acordo com a fonte do Ministério da Agricultura, a estirpe encontrada é de baixa patogenicidade mas, por prevenção, as 63 aves da propriedade em Mértola foram incineradas e foi estabelecido um perímetro de restrição de um quilómetro em torno da zona afectada.

Garantia de segurança
Em conferência de imprensa, o secretário de Estado da Alimentação garantiu também esta quinta-feira que foram tomadas todas as medidas de segurança para a saúde relativamente ao vírus de gripe aviária detectado em Novembro numa propriedade em Mértola, mas desvalorizou o caso. "Foram tomadas todas as providências em termos de segurança para a saúde", afirmou Nuno Vieira e Brito .

De acordo com o secretário de Estado, as medidas de segurança abarcaram uma área de um quilómetro em redor da propriedade onde foi detectado o caso, em Mértola. Ainda assim, Nuno Vieira e Brito desvalorizou a situação, referindo tratar-se de "um único caso numa única galinha, numa unidade familiar em Mértola" e disse que a confirmação da análise do Laboratório Europeu deverá chegar "daqui a duas semanas".

O Jornal de Notícias adianta que este caso de gripe aviária numa capoeira doméstica no Alentejo levou Hong Kong a proibir a importação de carne portuguesa recordando que Portugal exportou 120 toneladas de aves para Hong Kong em dez meses.

O caso foi detectado durante um controlo efectuado no âmbito do Programa de Vigilância de Gripe Aviária a 28 de Novembro, adiantou fonte do gabinete do ministério da Agricultura, explicando que o alerta foi dado à Organização Mundial de Saúde Animal e à Comissão Europeia por precaução. Há cinco anos que não era detectado o vírus da gripe das aves em Portugal, refere o JN.

 

Notícia actualizada às 12h30 com declarações do secretário de Estado da Alimentação
 

Sugerir correcção
Comentar