Dezenas marcham em Lisboa pelo fim da violência contra as mulheres

Iniciativa assinalou o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Foto
Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres assinala-se neste domingo Miguel Manso

Algumas dezenas de pessoas marcharam neste domingo em Lisboa pelo fim da violência contra as mulheres, uma luta “tão ampla” quanto a transformação do mundo assim o exige, lembrou a organização do protesto.

“Lutaremos contra todas as formas de violência: a do assédio sexual, discriminação, preconceito, mas também da austeridade”, disse à Lusa Sofia Roque, da rede 8 de Março, responsável pela marcha organizada para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

“Esta luta é tão ampla quanto a transformação do mundo que queremos fazer. É uma luta de todos os dias”, afirmou a porta-voz da rede 8 de Março, que agrega associações de defesa da igualdade de género.

A marcha arrancou cerca das 15h30 no Largo Camões, no Chiado, e foi até ao Martim Moniz. Cânticos contra a violência e a favor da igualdade de direitos foram uma constante no trajecto das dezenas de participantes, predominantemente mulheres.

A deputada do Bloco de Esquerda (BE) Cecília Honório esteve presente e lembrou que esta é uma luta que o partido assume “desde sempre”, “fora e dentro do Parlamento”.

É necessário “máximo alerta” face aos números de mulheres vítimas de violência doméstica, referiu. De acordo com o Observatório de Mulheres Assassinadas, 36 mulheres foram assassinadas entre Janeiro e 21 de Novembro deste ano, tendo-se registado outras 49 tentativas de homicídio, números superiores aos registados durante todo o ano de 2011.

A denúncia de “algumas organizações”, diz Cecília Honório, aponta para que a continuada “crise, quebra de apoios sociais e debilitação do Estado social” gere “condições” para o agravamento da violência doméstica.

Catarina Martins, que divide a coordenação do BE com João Semedo, marcou também presença na marcha desta tarde.

O Governo lançou recentemente uma nova campanha contra a violência doméstica, com o slogan “Chegou a hora de dar um murro na mesa”. Desta vez, a campanha está focada nas crianças, já que 42% dos casos em 2011 foram presenciados por menores.

Dados do relatório de 2011 da Direcção Geral da Administração Interna (DGAI) sobre violência doméstica mostram uma quebra de 10,9% no total de ocorrências de violência doméstica entre Janeiro e Setembro de 2012, comparativamente com os mesmos meses do ano passado, havendo registo de 20.125 ocorrências, divididas entre 8282 na GNR e 11.843 na PSP.

Sugerir correcção
Comentar