Dez distritos do continente sob aviso amarelo devido ao vento e chuva forte

Ilhas de São Miguel e Santa Maria sob aviso vermelho devido ao vento e agitação marítima. Madeira sob aviso amarelo.

Foto
Espera-se agitação marítima com ondas de dois e três metros de altura Daniel Oliveira

Dez distritos do continente estão nesta segunda-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Nos Açores, as ilhas de São Miguel e Santa Maria estão sob aviso vermelho devido ao vento e agitação marítima.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Viseu e Setúbal estão sob aviso amarelo desde as 1h e até às 12h desta segunda-feira devido à previsão de chuva, por vezes forte e persistente, e vento com rajadas da ordem dos 75 quilómetros por hora, em especial no litoral e que poderão ser de 90 quilómetros por hora nas terras altas.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e significa risco para determinadas actividades dependentes do estado do tempo.

O instituto prevê para esta segunda-feira nas regiões do Norte e Centro do continente céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte e persistente e vento moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral até final da manhã e sendo forte com rajadas até 90 quilómetros por hora nas terras altas. Está também prevista neblina ou nevoeiro em alguns locais e subida da temperatura mínima.

No Sul, prevê-se céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva, por vezes forte, diminuindo de intensidade e de frequência a partir da tarde, sendo em geral fraca no Baixo Alentejo e Algarve. A previsão aponta também para vento moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte no litoral oeste, com rajadas até 70 quilómetros por hora a norte de Sines até final da manhã e sendo forte com rajadas até 80 quilómetros por hora nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 15 e 18 graus Celsius, no Porto entre 13 e 16, em Viana do Castelo entre 13 e 16, em Vila Real entre 11 e 11, em Viseu entre 11 e 12, em Bragança entre 7 e 9, na Guarda entre 8 e 9, em Coimbra entre 13 e 16, em Leiria entre 13 e 17, em Castelo Branco entre 10 e 14, em Évora entre 12 e 16, em Santarém entre 14 e 18, em Beja entre 13 e 19 e em Faro entre 17 e 20.

Escolas fechadas nos Açores
As ilhas de Santa Maria e São Miguel, no grupo oriental do Açores, estão sob aviso vermelho devido à previsão de vento forte e agitação marítima. De acordo com o instituto, as duas ilhas do grupo oriental dos Açores vão estar sob aviso vermelho entre as 12h e as 23h59 de hoje devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 130 quilómetros por hora, podendo em alguns locais atingir os 150 quilómetros por hora.

O grupo oriental vai estar também sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de sudoeste de seis a oito metros, aumentando para nove a dez metros e podendo pontualmente atingir os 15 metros.

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanhar a evolução das condições e seguir as orientações da Protecção Civil.

O IPMA colocou também o grupo central (ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico) sob aviso laranja devido à previsão de chuva (entre as 6h e as 15h desta segunda-feira) e vento forte (entre as 6h e 23h59), passando depois a aviso amarelo. O grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo) vai estar sob aviso amarelo entre as 6h e as 15h devido à previsão de chuva forte e acompanhada de trovoada e vento forte.

Devido ao mau tempo, a Secretaria Regional da Educação e Cultura adiantou no domingo que vão estar encerradas as escolas de sete das nove ilhas e a Secretaria da Solidariedade Social recomendou o fecho de todas as creches e jardins-de-infância.

Segundo um comunicado divulgado pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo Regional dos Açores no domingo, a Secretaria Regional da Educação e Cultura dará ao longo do dia de hoje indicações que se mostrem adequadas, conforme o evoluir da situação.

Também o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores revelou no domingo que vários serviços e instituições estão de prevenção devido ao “forte agravamento” do estado do tempo previsto.

Foram igualmente contactados o comandante da Zona Aérea dos Açores e comandante da Zona Marítima dos Açores”, adiantou no domingo a Protecção Civil, garantindo que “todos estes serviços e instituições estão já de prevenção para o forte agravamento do estado do tempo e preparados para as eventuais ocorrências que possam surgir durante esse período”.

A Protecção Civil acrescenta que através da sua página na Internete da página do serviço no Facebook, podem ser acompanhadas as informações a divulgar. Também por causa do mau tempo, foi adiada a audiência e cumprimentos entre o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro. O encontro estava previsto para as 10h (hora de Lisboa), no Palácio de São Bento, mas, face à previsão meteorológica, o presidente do governo regional vai acompanhar o evoluir da situação na ilha de São Miguel.

Madeira sob aviso amarelo
As regiões montanhosas da Madeira estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora. De acordo com o IPMA, as regiões montanhosas da Madeira vão estar sob aviso amarelo entre as 12h desta segunda-feira e as 3h de terça-feira devido à previsão de vento forte.

O IPMA prevê céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva, por vezes forte até ao início da manhã, diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde e vento moderado a forte de sudoeste, soprando forte nas terras altas com rajadas até 90 quilómetros por hora, diminuindo temporariamente durante a manhã. No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre os 19 e os 23 graus Celsius.

Sugerir correcção
Comentar