Donos de fábricas de móveis suspeitos de fraude fiscal de milhões

Emitiam "facturas de favor" para "aumentar ficticiamente os custos” e foram detidos pela Polícia Judiciária

Foto
Manuel Roberto

A Polícia Judiciária deteve, esta quarta-feira, nove proprietários de fábricas de produção de móveis, na região de Paredes e Paços de Ferreira. São suspeitos de uma fraude fiscal de milhões de euros, estando também em causa crimes de branqueamento de capitais. Os empresários detidos nesta operação, baptizada como Fundo Falso, têm entre os 38 e os 61 anos e vão ser presentes a um juiz para interrogatório e aplicação das medidas de coacção. Foi ainda detido um contabilista de Paços de Ferreira suspeito de ter colaborado no esquema dos empresários.

“Com a colaboração de uma empresa de contabilidade, serviam-se da emissão de ´facturas de favor’, sem qualquer transacção que as fundamentasse, com o objectivo de aumentar ficticiamente os custos” e conseguir a “consequente não liquidação, entrega ou pagamento da prestação tributária devida, bem como evitar declarar vantagens patrimoniais”, refere um comunicado enviado pela directoria do Norte daquela polícia.

Desta forma, sublinha a Judiciária, os empresários provocaram uma “diminuição de receitas tributárias em montante ainda não apurado” mas que “se antevê ser na ordem de vários milhões de euros, tendo tais ganhos ilícitos sido branqueados em sociedades criadas com esse propósito”.

Liderado pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Paredes, o inquérito contou ainda com a colaboração da Autoridade Tributária e Aduaneira e com a intervenção do Gabinete de Recuperação de Activos da PJ. 

Sugerir correcção
Comentar