Detectado primeiro caso de vacas loucas nos Açores

Foto
O animal foi abatido no mês passado e era oriundo da Alemanha DR

Foi registado o primeiro caso da doença das "vacas loucas" nos Açores. O Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas deu hoje conta da existência do registo de um animal infectado na ilha de São Miguel, proveniente da Alemanha.

O arquipélago, que está fora do embargo imposto pela União Europeia à exportação de carne bovina portuguesa, regista assim o primeiro caso de BSE (encefalopatia espongiforme bovina). A Alemanha e a Comissão Europeia foram já avisadas pela Direcção-Geral de Veterinária (autoridade sanitária veterinária nacional) sobre este caso.O bovino em causa era de raça frísia (oriundo da Frísia, região comum à Holanda e à Alemanha, junto ao mar do Norte), e foi abatido no passado 2 de Outubro, tendo a carcaça sido "rejeitada, por apresentar traumatismos múltiplos, e destruída de seguida", segundo uma nota informativa do ministério tutelado por Capoula Santos citada pela Lusa.
O animal nasceu a 23 de Setembro de 1995 na região de Hanôver e foi importado a 27 de Outubro de 1998 para os Açores. O Ministério da Agricultura referiu entretanto que "a exploração onde o animal foi detectado se encontra sob sequestro e decorre o respectivo inquérito epidemiológico".

Sugerir correcção
Comentar