Deco encontra antibióticos de uso animal em alimentos para venda

A Deco encontrou vestígios de antibióticos de uso veterinário em alimentos destinados ao consumo humano, como mel, carne de porco, ovos ou camarão. Segundo a Associação Portuguesa de Defesa de Consumidor, os testes realizados estenderam-se a outros países europeus, mas "em Portugal a situação é pior”.

A associação analisou vários alimentos em que foram detectados antibióticos administrados aos animais em vida e que terão permanecido na carne, por exemplo, ou nos derivados desses animais que se destinam à alimentação humana.

De acordo com o comunicado da Deco, estes testes foram realizados também na Bélgica, Espanha e Itália, mas "em Portugal a situação é pior do que nos restantes países". Os resultados deste estudo europeu são apresentados hoje, em Lisboa.

Quando uma missão de veterinários comunitários visitou Portugal no âmbito do controlo sanitário, a falta de controlo sobre a utilização de medicamentos administrados aos suínos foi precisamente uma das irregularidades relatadas.

A própria Direcção-Geral de Veterinária reconhece a existência de situações de comércio ilegal de medicamentos veterinários e, em 2002, instaurou pelo menos 12 processos de contra-ordenação.

Sugerir correcção
Comentar