Dá-lhes, alfazema!

Parece que as moscas e traças odeiam o cheiro da alfazema. As moscas podem gostar de cheiros que nós achamos repugnantes (os chamados repelentes de humanos), mas a verdade é que partilhamos a maioria dos gostos e cheiros com elas: peixe grelhado, compotas e, sobretudo, o cheiro da nossa pele, com a insistência de amantes.

A alfazema parece ser o grande casus belli entre nós e as moscas. Cheira-lhes a trampa. Devem estranhar muito que seres geralmente tão limpos e bem perfumados como nós gostem, de vez em quando, de cobrir-se de Lavanda. E pisgam-se, respirando para fora e zumbindo "ewwwwww...."

Um campo de alfazema em flor é das coisas mais bonitas que podem ver os nossos olhos. Quem me dera ser rico e ter seis casas em seis zonas diferentes do mundo em que a alfazema estivesse sempre em flor. Construía as nossas casas no meio das marés roxas e ficaríamos assim rodeados do mais bonito e bem-cheiroso pesticida.

Será que há seis lugares no mundo onde é consecutivamente Julho? Duvido. A época dela começa agora em Grasse e no resto da Provença, durando até meados de Agosto.

Um quilo de alfazema da Provença custa apenas 20 euros na Amazon. Se for turca, tanto melhor: cheira muito bem.

Este ano vamos encher saquinhos de linho com essa alfazema e espalhá-los por toda a parte, a ver se as traças não vêm pôr ovos nas nossas roupas.

Depois direi se funciona. É bom de mais para ser verdade. Foi isso que me levou a desconfiar que talvez fosse.

Sugerir correcção
Comentar