Croácia envia dois aviões Canadair para ajudar o combate aos incêndios

Portugal vai receber dois aparelhos para o combate às chamas. Apoio insere-se no acordo de ajuda na área de protecção civil da UE.

Foto
Aviões farão uma paragem em França para reabastecerem antes de seguirem para Portugal Dato Daraselia (arquivo)

A Croácia vai enviar dois aviões Canadair para ajudar a combater os incêndios em Portugal, anunciou neste sábado a Comissão Europeia, explicando que a iniciativa se insere num acordo de ajuda na área de protecção civil da União Europeia.

Em comunicado, a Comissão Europeia explica que, em resposta ao pedido das autoridades portuguesas para obter meios suplementares de combate à vaga de incêndios que tem assolado Portugal em Agosto, a Croácia vai enviar dois aviões ao abrigo do Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia.

Estes dois aviões farão uma paragem em França para reabastecerem antes de seguirem para Portugal.

Às 12h30 deste sábado estavam activos 14 incêndios em Portugal, dos quais a Autoridade Nacional de Protecção Civil salienta quatro, um dos quais com mais de cem operacionais no terreno.

Desde o início do mês já morreram cinco bombeiros no combate às chamas.

A comissária europeia para a Cooperação Internacional, Ajuda Humanitária e Resposta de Emergência expressou, no mesmo comunicado, as suas condolências às famílias dos bombeiros.

“Quero expressar as minhas condolências às famílias dos bombeiros que perderam as suas vidas a apagar fogos este mês. Esta semana mais um homem corajoso perdeu a vida e vários ficaram feridos”, afirmou Kristalina Georgieva.

“O Centro de Resposta de Emergência da Comissão [Europeia] está a ajudar a coordenar a assistência europeia a Portugal nas horas e dias cruciais que se avizinham. Estou muito agradecida aos nossos colegas croatas por esta rápida demonstração de solidariedade”, acrescentou.

Sugerir correcção
Comentar