Contratos de associação: mais um colégio que vai fechar portas

Colégio de Proença-a-Nova é o segundo a anunciar encerramento na sequência da redução do financiamento do Estado.

Foto
Ministério cortou financiamento para novas turmas a 39 colégios Adriano Miranda

O Instituto de São Tiago (IST), em Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, uma escola com contrato de associação com o Estado, não vai abrir este ano lectivo.

"A direcção decidiu pelo encerramento do instituto que era exclusivamente financiado pelos contratos de associação. Somos daqueles a quem foram retiradas todas as novas turmas em início de ciclo. Sem esta verba que era transferida pelo Estado e as consequências desta redução de apoio, tínhamos muitas dificuldades em continuar a actividade", disse nesta sexta-feira à agência Lusa a directora pedagógica do IST, Francelina Sousa.

É o segundo estabelecimento com contratos de associação a anunciar que encerra portas. O primeiro foi a cooperativa Ancorensis de Vila Praia de Âncora, Caminha.

O IST, que foi criado a 30 de Abril de 1985, debateu-se ainda com outro problema que diz respeito à não validação de três turmas (9.º, 11.º e 12.º anos) por parte da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares, por estarem em desconformidade em relação ao número de alunos estipulado por lei.

"Neste momento era incomportável continuar com esta situação", diz a directora pedagógica da instituição.

O IST, que tinha actualmente nos quadros 17 professores, um psicólogo e oito funcionários, comunicou na quinta-feira a decisão à Câmara de Proença-a-Nova, que já emitiu um comunicado sobre o assunto, no qual enfatiza o trabalho que foi realizado pela instituição ao longo dos anos.

"Sendo da responsabilidade da Câmara Municipal de Proença-a-Nova o transporte entre as diversas localidades do concelho e o Agrupamento de Escolas, quero deixar uma nota de serenidade para todas as famílias, assegurando este município, como não podia deixar de ser, que os alunos terão transporte em viagens compatíveis com os seus horários escolares", pode ler-se no documento.

"Desde já estamos a trabalhar, em conjunto com a direção do instituto, na procura de uma nova valência para aquele equipamento que tem reconhecida importância social, económica e política no concelho, para que este importante património possa ser colocado novamente ao serviço da população", indicou o presidente da autarquia, João Lobo.

À Lusa, João Lobo reafirmou que a Câmara de Proença-a-Nova, a cooperativa que gere o IST e outra instituição, estão já a trabalhar no sentido de aproveitar o edifício, localizado em Sobreira Formosa, para o converter noutra valência ligada à saúde e solidariedade social." O objectivo passa também por incluir a massa de trabalhadores do IST que agora ficam desempregados nessa valência. Eles terão prioridade nos futuros empregos", concluiu o autarca.

O Ministério da Educação não atribuiu financiamento para a abertura de novas turmas de início de ciclo a 39 colégios com contrato de associação, por estes se encontrarem em zonas onde existe oferta pública.

 

Sugerir correcção
Comentar