Regressa às escolas o concurso dos "Jovens autores de histórias ilustradas"

Pelo terceiro ano, a Nissan Portugal volta a lançar um concurso nacional que visa estimular o talento dos jovens portugueses na área da escrita e ilustração.

i-video
Um concurso, uma viagem, um futuro Vera Moutinho

Pelo terceiro ano, a Nissan Portugal volta a lançar um concurso nacional que visa estimular o talento dos jovens portugueses na área da escrita e ilustração, a pensar nos alunos do ensino secundário.

O objectivo é escrever uma história e ilustrá-la. Não têm de ser o mesmo estudante, mas pode ser um trabalho de parceria entre alunos de vários cursos que a escola ofereça. O tema deste ano é "A Condução Autónoma" e o objectivo é “consciencializar os alunos para as questões mais prementes da preservação de recursos e do meio ambiente e para a diminuição da sinistralidade", diz a marca japonesa em comunicado.

Na primeira fase do concurso, cabe a um júri interno de cada escola fazer a selecção dos melhores trabalhos. Depois de seleccionados a nível escolar, os concorrentes têm até 31 de Maio para enviá-la por e-mail (historiasilustradasnissan@gmail.com) e correio registado para o júri nacional.

Todos os trabalhos admitidos a concurso pelo júri nacional serão colocados online numa plataforma gerida pela Nissan e associada à página da Nissan Portugal no Facebook. O júri nacional seleccionará um máximo de nove trabalhos como Finalistas do Concurso, sendo um trabalho seleccionado pela comunidade do Facebook.

Aos autores destes trabalhos será atribuído um prémio da publicação de um livro, que incluirá as histórias escolhidas pelo júri, bem como a história ilustrada escolhida no Facebook da marca pelo público. Além disso, serão também premiados com uma viagem a uma cidade europeia onde exista uma unidade da Nissan. Na primeiro edição, os vencedores foram conhecer o Centro de Design da Nissan na Europa e visitar Londres durante o fim-de-semana; enquanto no ano passado, a viagem foi até Barcelona para conhecer a fábrica ibérica da marca.

Os vencedores da melhor história e da melhor ilustração terão ainda a oportunidade de criar uma nova história, em conjunto, a ser editada pela Nissan em livro exclusivo.

A selecção dos melhores trabalhos será feita por um júri composto pela escritora Ana Maria Magalhães; a autora e editora online do PÚBLICO Bárbara Wong; o ilustrador Paulo Galindro; o escritor António Torrado (em representação da Sociedade Portuguesa de Autores); o pintor Eurico Gonçalves (da Sociedade Nacional de Belas Artes); o professor Fernando Pinto do Amaral, comissário do Plano Nacional de Leitura (PNL); um representante da Editora Leya; e Guillaume Pelletreau, director-geral da Nissan em Portugal.

A marca conta com o apoio do PNL, da editora LEYA, do PÚBLICO, da Forum Estudante e da Mais Educativa. Os vencedores desta 3.ª edição serão anunciados entre 15 e 30 de Junho, em local ainda a confirmar.

Há um ano, o vencedor foi a história “Noite Submersa” de Mariana Fonseca e Ana Sofia Matos.

Esta iniciativa é inspirada nos prémios Children’s Storybook e Children’s Picture Book, organizados há mais de três décadas pela Nissan no Japão.

Sugerir correcção
Comentar