Comentário e proposta de correcção da prova de Português do 12.º Ano (639 - 1.ª Fase)

Comentário e proposta de resolução da Associação de Professores de Português.

Foto
Alunos de Aveiro à saída da prova Adriano Miranda

Segundo a Associação dos Professores de Português (APP), "o enunciado da prova de exame do 12.º ano, 1.ª fase, está de acordo com os conteúdos programáticos selecionados pela tutela como objecto de avaliação e que se restringem a apenas um ano de escolaridade: o 12.º.

No I Grupo – A , é apresentado um poema  de Ricardo Reis , com questões que estão relacionadas com a compreensão do texto literário.
A formulação de algumas questões (3 e 4) não apresenta a objetividade que deve existir em provas de exame, o que poderá levar a respostas que remetam para cenários diversos.
A questão B, referente a Alberto Caeiro, é bastante abrangente e leva o examinando a refletir sobre uma das características mais marcantes do poeta.
O Grupo II é constituído por perguntas de resposta fechada – escolha múltipla – que obrigam a uma leitura muito atenta do texto e à perceção da sua globalidade. De referir que a questão 1.7 pode levar a uma resposta que não está de acordo com os critérios de correção.  
O Grupo III é exclusivamente dedicado à avaliação da competência de produção escrita, focando um tema atual e objetivo."

Veja a proposta de resolução.

A APP escreve segundo o Acordo Ortográfico

Sugerir correcção
Comentar