Chuva vai continuar pelo menos até domingo

IPMA coloca em alerta amarelo 11 distritos do continente.

Foto
O mês de Setembro é já um dos mais chuvosos dos últimos anos Joana Freitas

O estado do tempo em Portugal continental vai continuar instável, com chuva e sol, pelo menos até dia 28 (domingo), disse à agência Lusa a meteorologista Joana Sanches, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em declarações à agência Lusa, Joana Sanches adiantou que a chuva e as trovoadas vão continuar e, por isso, o IPMA emitiu para esta segunda-feira um aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, para 11 distritos do continente.

Os distritos de Leiria, Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Porto, Coimbra, Viseu, Bragança, Vila Real, Viana do Castelo e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 21h de hoje. O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

"A situação de aguaceiros, por vezes fortes, e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, vão manter-se até às 22h de hoje. Amanhã [terça-feira] o dia será idêntico", salientou.

De acordo com Joana Sanches, a tendência para os próximo dias é uma alternância entre chuva e sol. "Em princípio, vamos ter uma melhoria dia 25 [quinta-feira], depois volta a chover e a partir de dia 28 poderá melhorar novamente", disse.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes, em especial nas regiões norte e centro, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, vento em geral fraco do quadrante oeste, neblina matinal e descida da temperatura máxima, em especial nas regiões norte e centro.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em geral fracos, e vento fraco a moderado do quadrante oeste. Para os Açores, períodos de céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, aguaceiros fracos, mais frequentes na madrugada e manhã e vento nordeste fresco a muito fresco com rajadas até 65 quilómetro/hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Viana do Castelo, Braga, Coimbra e Ponta Delgada prevê-se uma máxima de 22 graus Celsius, no Porto, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 21, Castelo Branco, Portalegre e Leira 23, Évora, Beja e Funchal 25, Guarda 15, Viseu 18 e Faro 24.

Sugerir correcção
Comentar