Chuva pára no domingo e temperaturas sobem

IPMA prevê que as máximas cheguem aos 24ºC no Algarve e aos 23ºC no Porto, Lisboa e Madeira.

Foto
Nos próximos dois fins-de-semana, o sol vai estar presente Carlos Lopes

Esta sexta-feira e sábado ainda serão dias de chuva, por vezes forte, em quase todo o país, estando em vigor o alerta amarelo, entre as 12h e as 21h. A partir de domingo, e nos dias seguintes, é hora de deixar os guardas-chuvas em casa e aproveitar o sol, ainda que encoberto em algumas zonas. As temperaturas máximas vão subir e manter-se acima dos 20ºC.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou esta sexta-feira que os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo, o segundo mais grave de uma escola de quatro, devido à previsão de precipitação forte até esta noite. Apenas a zona mais a sul do território continental e a Madeira terão tempo seco mas com o céu bastante nublado.

No sábado, o Alentejo, o Algarve e o arquipélago madeirense vão ser novamente poupados à queda de chuva, mas da região de Lisboa até ao Norte de Portugal continental e nos Açores vai ocorrer precipitação.

No domingo, o sol vai espeitar em todo o continente e nas ilhas, apesar de as nuvens continuarem presentes. A partir do fim-de-semana, o IPMA prevê que o tempo esteja seco.

Em Lisboa, as previsões apontam para a presença do sol até ao próximo domingo, dia 13 de Abril, com algumas nuvens, mas sem precipitação. O mesmo se passa na região algarvia de Faro, com tempo seco durante toda a próxima semana. No Porto, a chuva faz também um intervalo entre domingo e quarta-feira, mas regressa até quinta. A partir de sexta-feira cessa a precipitação.

Temperaturas sobem este fim-de-semana
Neste domingo, as temperaturas máximas e mínimas vão subir, principalmente nas zonas Centro e Sul e na Madeira. As máximas vão atingir os 23ºC em Lisboa e no arquipélago madeirense, mas será no Algarve que os termómetros vão chegar aos 24ºC. Porto e Açores não vão descolar dos 16º e 18º de máxima, respectivamente.

Durante a próxima semana, vão ser registadas oscilações nas temperaturas, com as máximas a manterem-se acima dos 20ºC até terça-feira em Lisboa, Porto e Faro, para depois descerem nos dias seguintes entre 4ºC e 2ºC. No próximo fim-de-semana, os termómetros voltam a subir no continente até aos 23ºC, máxima prevista para a região de Faro.

Apenas os Açores e a Madeira vão ter temperaturas próximas dos 13ºC.

Sugerir correcção
Comentar