Chuva mantém-se até à próxima semana

Previsões do IPMA estimam temperaturas máximas próximas dos 16 graus Celsius e queda de neve nas terras altas.

Foto
Fim-de-semana será de chuva em quase todo o país Paulo Pimenta

A chuva chegou nos últimos dois dias e vai manter-se durante todo o fim-de-semana, continuando a manifestar-se nos cinco dias seguintes em quase todo o país, segundo previsões avançadas nesta sexta-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). As temperaturas máximas não vão passar dos 16º C.

O IPMA estima a queda de chuva até meio da semana em algumas regiões do país mas noutras a pluviosidade vai estar presente até ao próximo domingo, dia 6 de Abril. Nas regiões Centro e Sul está ainda prevista a ocorrência de trovoada neste fim-de-semana.

Em Lisboa, a chuva que cai desde quarta-feira vai continuar presente até à sexta-feira da próxima semana. Apenas haverá lugar para uma pequena aberta na quarta-feira, dia 4, com o sol a espreitar entre nuvens. Mais acima, no Porto, quarta e quinta-feira serão os dias de intervalo de precipitação, mas nos restantes dias e até sábado, 5 de Abril, não vai haver tempo seco, prevê o IPMA.

Em Faro, a chuva pára este sábado para regressar no domingo e manter-se até quinta-feira (3 de Abril). Dentro de sete dias, as nuvens começam a escassear e sol vai aparecer mas timidamente.

Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, haverá precipitação este fim-de-semana e até quarta-feira (2 de Abril) e até ao primeiro domingo de Abril, respectivamente.

Para as terras altas na região Norte do continente está prevista para sábado e domingo a queda de neve acima dos 1400 metros de altitude.

Quanto a temperaturas, as máximas vão rondar os 15º e os 16º graus em território continental, chegando aos 20º apenas na Madeira. Lisboa vai ver os termómetros a chegarem aos 15º e a descer até aos 6º, isto no sábado e domingo. Também em Faro, as máximas não vão ultrapassar os 16º e as mínimas deverão ficar pelos 7º. O Porto terá temperaturas entre os 13º e os 14º de máxima para os próximos dias, com as mínimas a oscilar entre os 4º e os 7º.

A Madeira será a região mais quente do país, com o IPMA a prever temperaturas entre os 20º e os 19º para o fim-de-semana, com descidas entre os 12º e os 15º. Os Açores terão condições meteorológicas idênticas ao continente, com máximas entre os 15º e os 16º graus e mínimas de 8º.

Madeira em alerta laranja para agitação marítima
As condições no mar levaram o IPMA a colocar a Madeira em alerta laranja para agitação marítima entre as 6h e as 21h desta sexta-feira, devido à previsão de ocorrência de ondas de noroeste com seis a sete metros. A partir das 21h, o arquipélago regressa a alerta amarelo, o segundo mais grave de uma escala de quatro, e assim permanecerá até às 6h deste sábado.

Além da agitação marítima, a Madeira está em alerta amarelo até à meia-noite devido ao vento forte que se faz sentir na região, com rajadas na ordem dos 80 quilómetros/hora. Nas zonas montanhosas, a força do vento deverá chegar aos 100 km/h. A agitação marítima levou ao cancelamento da ligação por ferry entre a Madeira e a ilha do Porto Santo, prevista para as 19h. A administração da Porto Santo Line indicou à Lusa que não estarão reunidas as "condições de segurança, quer para o navio quer para os passageiros". A próxima ligação vai realizar-se no sábado, às 8h.

Sugerir correcção
Comentar