Chuva e vento fortes previstos para os feriados da Páscoa

Até domingo, as nuvens vão estar presentes nas zonas Norte e Centro do país. O vento também se vai fazer sentir.

Foto
O vento forte vai fazer-se sentir em quase todo o país Fernando Veludo/Nfactos

A chuva e vento fortes deverão marcar presença na sexta-feira e no domingo, principalmente nas regiões Norte e Centro, prevendo-se que continue a registar-se na próxima segunda-feira, segundo previsões avançadas nesta quarta-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Na Madeira e nos Açores, o fim-de-semana de Páscoa não deverá ser tão cinzento.

O IPMA explica que, “devido à passagem de sucessivas superfícies frontais”, é esperada a ocorrência de chuva forte até ao final da manhã de sexta-feira e a partir da tarde de domingo, prolongando-se até segunda-feira. Além da chuva, deverá haver vento forte, em especial no litoral oeste e nas terras altas. Na serra da Estrela, poderá ainda ocorrer queda de neve.

Quanto a temperaturas, o IPMA diz que não haverá lugar a “variações significativas”, com Lisboa e Faro a registarem máximas entre os 16ºC e os 18ºC e o Porto entre os 15ºC e os 16ºC.

Para o arquipélago dos Açores está prevista para amanhã chuva em todas as ilhas, “em especial no grupo oriental, no período da madrugada e manhã”, acompanhada de vento com rajadas que poderão atingir os 95 quilómetros/hora nas ilhas Flores e Corvo e 80km/h nas restantes. Haverá também agitação marítima, com ondas entre os seis e oito metros. Mas, para o fim-de-semana de Páscoa, o IPMA prevê uma melhoria do estado do tempo no arquipélago, sendo que só na madrugada de domingo é esperado o regresso da chuva.

Nos Açores, as temperaturas deverão oscilar entre os 14ºC e os 16ºC de máxima. Os termómetros vão registar apenas valores acima dos 20ºC no arquipélago da Madeira, que na sexta-feira começa com 24ºC e até domingo desce até aos 19ºC.

Devido a um anticiclone, o Funchal e Porto Santo estarão sob nuvens nos próximos dias. No domingo, prevêem-se aguaceiros fracos e algum vento, em especial nas zonas montanhosas.
 

Sugerir correcção
Comentar