Chuva e vento forte põem nove distritos sob aviso laranja

Em alguns distritos a chuva persistente, o vento forte e a agitação marítima vão prolongar-se até ao fim-de-semana.

Foto
Nove distritos estarão com uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado" PÚBLICO

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou esta quarta-feira sob aviso laranja nove distritos de Portugal continental e oito a amarelo entre quinta-feira e sábado devido à previsão de chuva persistente, vento forte e agitação marítima.

O aviso laranja é o segundo mais grave da escala de quatro avisos do IM e chama a atenção para uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado". De acordo com o IM, o aviso amarelo implica uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IM colocou o distrito de Bragança, Viseu e Vila Real sob aviso laranja na sexta-feira devido à previsão de chuva, por vezes forte, e amarelo por causa do vento forte de sudoeste com rajadas que podem atingir os 90 km/hora.

Sob aviso laranja estão também os distritos da Guarda e Castelo Branco devido à previsão para sexta-feira de vento forte com rajadas da ordem dos 100 km/hora nas terras altas e chuva forte.

Também o distrito do Porto foi colocado sob aviso laranja devido à precipitação forte e amarelo por causa do vento forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 70 a 90 km/hora e agitação marítima com ondas de sudoeste que podem chegar aos 4,5 metros.

O distrito de Viana do Castelo está sob aviso laranja devido a chuva forte e amarelo por causa de vento forte e agitação marítima. Também devido à previsão de chuva forte, entre sexta-feira e sábado, sob aviso amarelo os distritos de Évora, Setúbal, Santarém.

De acordo com informação do IM, o distrito de Lisboa na sexta-feira vai estar sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte e agitação marítima entre quinta-feira e sábado.

Sob aviso amarelo vai estar, também na sexta-feira, o distrito de Leiria devido ao vento forte no litoral, precipitação e agitação marítima. O IM colocou também o distrito de Beja sob aviso amarelo devido à precipitação que pode ser forte, que vai vigorar sexta-feira e sábado.

Quanto ao distrito de Aveiro, vai estar sob aviso laranja entre as 6h00 e as 20h59 de sexta-feira devido à chuva forte e sob a amarelo por causa da agitação marítima (das 21h00 de quinta-feira às 7h59 de sábado) e vento que pode chegar aos 90 km/hora nas terras altas (vigora entre as 00h00 e as 14h59 de sexta-feira).

Sob aviso amarelo vão estar também os distritos de Coimbra (devido à agitação marítima) e de Portalegre (devido ao vento). O distrito de Braga foi colocado sob aviso laranja por causa chuva forte na sexta-feira e a amarelo devido à precipitação na quinta-feira, além de agitação marítima e vento forte.

Sugerir correcção
Comentar