Centros de saúde com horário alargado para responder à gripe

Centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo prolongam horários à noite e ao fim-de-semana para fazer face à época de gripe.

Foto
Mais de 60 por cento das queixas foram arquivadas, sobretudo por desistência do doente. Rui Gaudêncio

Durante as próximas seis semanas, vários centros de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo vão ter as portas abertas durante mais tempo, à noite e ao fim-de-semana, para poder dar resposta à maior afluência de doentes por causa da epidemia de gripe e para aliviar os serviços de urgência hospitalares. A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo divulgou a lista das várias unidades dos cuidados de saúde com horários alargados incluídas no “plano de contingência da gripe” - que começa esta segunda-feira e termina a 27 de Fevereiro próximo.

O objectivo é "fazer face à época gripal", explica a ARS, em nota. O plano é anunciado numa altura em que várias urgências hospitalares continuam em ruptura e em que são conhecidos novos casos de morte nestes serviços, após longas horas de espera.

A Plataforma Lisboa em Defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) exigiu entretanto a demissão do ministro da Saúde, numa carta divulgada  esta segunda-feira e em que o governante é responsabilizado  "pela situação caótica nas urgências e mortes por alegada falta de assistência". Responsáveis da Plataforma, citados pela Lusa, atribuem a actual situação aos "sucessivos desinvestimentos no SNS" que "conduziram à saída de milhares de profissionais de saúde, à redução do número de camas até de doentes agudos, ao fecho de extensões, centros de saúde e urgências".

Criado contra o encerramento da Maternidade Alfredo da Costa (Lisbo), integram esta plataforma representantes da Comissão de Utentes da Cidade de Lisboa, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Movimento Democrático das Mulheres, Inter-Reformados (CGTP-IN), Movimento de Utentes dos Serviços Públicos, Sindicato dos Médicos da Zona Sul, união dos Sindicatos de Lisboa.

A lista das unidades de saúde com horários prolongados na ARS de Lisboa e Vale do Tejo pode ser consultada aqui no Portal da Saúde. 

 

   

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários