Centro Materno Infantil do Norte vai chamar-se Dr. Albino Aroso

Unidade, que está integrada no Centro Hospitalar do Porto, tem prevista abertura da primeira fase para o início de 2014.

Foto
Albino Aroso é considerado o "pai do planeamento familiar" Paulo Ricca/Aquivo

O Centro Materno Infantil do Norte vai chamar-se Dr. Albino Aroso, como forma de homenagear o médico, falecido esta quinta-feira, pelos serviços para a promoção do planeamento familiar e da saúde materna e infantil.

O ministro da Saúde aceitou a proposta do conselho de administração do Centro Hospitalar do Porto e da Administração Regional de Saúde do Norte para que o CMIN tenha o nome do médico que, segundo o próprio Ministério da Saúde, "deu um enorme contributo público na obtenção de ganhos de saúde, que levou Portugal a colocar-se entre os cinco países do mundo com mais baixa taxa de mortalidade materno-infantil, à frente de países como a Inglaterra, França e Estados Unidos da América".

O Centro Materno Infantil do Norte, unidade que está integrada no Centro Hospitalar do Porto, tem prevista abertura da primeira fase para o início de 2014.

Albino Aroso é considerado o "pai do planeamento familiar" e foi o médico português que mais influenciou o desenvolvimento da saúde da mãe e da criança.

O médico, que nasceu em Vila do Conde, a 22 de Fevereiro de 1923, era professor associado jubilado de Ginecologia no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto.

Albino Aroso foi um dos 65 médicos de todo o mundo que a Associação Médica Mundial escolheu para figurar na lista de clínicos mais dedicados a causas públicas no campo da saúde.

Em 2006, recebeu o primeiro Prémio Nacional de Saúde pelos seus "contributos inequívocos, prestados no decurso do seu longo desempenho profissional".

Em 1989, foi secretário de Estado da Saúde no XI Governo constitucional, chefiado pelo então primeiro-ministro Cavaco Silva, tendo sido responsável pela Comissão Nacional de Saúde Materna e Neonatal.
 

Sugerir correcção
Comentar