Cavaco Silva apresenta condolências a familiares de vítimas de incêndio nos EUA

Foto
Cavaco considera a tragédia "ainda mais chocante" por ocorrer durante a preparação das festas do Espírito Santo Inácio Rosa/Lusa (arquivo)

O Presidente da República, Cavaco Silva, apresentou hoje as suas "sentidas condolências" aos familiares das quatro portuguesas que morreram num incêndio que deflagrou numa associação religiosa portuguesa de Fall River, nos Estados Unidos, anteontem.

Numa mensagem endereçada aos familiares das vítimas, Cavaco Silva considera a tragédia "ainda mais chocante" por "ocorrer durante a preparação de uma das mais importantes festas da comunidade portuguesa de Fall River: as festas do Divino Espírito Santo".

"O Presidente da República solicitou à cônsul de Portugal em New Bedford que, em nome do povo português e em seu nome pessoal, apresente às famílias das quatro vítimas portuguesas do incêndio em Fall River as mais sentidas condolências e o desejo de rápido restabelecimento dos que ficaram feridos", refere a Presidência da República, em comunicado.

O incêndio de quarta-feira fez quatro mortos e dois feridos, dois dos quais em estado grave.

As quatro vítimas mortais são mulheres, todas de origem açoriana, e estavam a preparar a festa do Espírito Santo, marcada para o próximo fim-de-semana. No mesmo incêndio ficaram feridas dez pessoas, tendo cinco destas já recebido alta hospitalar.

Metade dos cerca de 92 mil habitantes de Fall River é descendente de portugueses, sobretudo dos Açores, onde as festas em honra do Espírito Santo têm uma grande tradição popular.

O fogo deflagrou cerca das 19h30 locais (00h30 de quinta-feira em Lisboa), quando uma vela acesa pegou fogo aos balões de papel e outros ornamentos que enchiam as exíguas instalações do Clube Espírito Santo de S. João.

O clube ocupa o rés-do-chão de um edifício de três pisos, dois dos quais com apartamentos, cujos residentes ficaram ilesos.

Sugerir correcção
Comentar