Carlos Silvino detido pela PJ para cumprir pena no processo Casa Pia

Ex-motorista da Casa Pia vai cumprir resto da pena de 15 anos a que foi condenado no processo de pedofilia.

Foto
Carlos Silvino já cumpriu três anos de prisão por abuso sexual de menores DR

O ex-motorista da Casa Pia Carlos Silvino foi detido nesta quarta-feira pela Polícia Judiciária (PJ) para cumprir o resto da pena de 15 anos de prisão a que foi condenado no processo da Casa Pia.

A detenção foi feita esta manhã em Lisboa e Silvino está agora na prisão anexa à sede da Polícia Judiciária, de onde será transferido provavelmente ainda hoje para outro estabelecimento prisional, soube o PÚBLICO junto de fonte da PJ. Carlos Silvino, também conhecido por “Bibi” e o principal arguido no processo de pedofilia, já cumpriu três anos de prisão no âmbito deste processo.

O antigo motorista da Casa Pia tinha sido condenado a 18 anos de prisão efectiva em Setembro de 2010, no julgamento da primeira instância. O Tribunal da Relação de Lisboa veio depois reduzir-lhe a pena para 15 anos, uma decisão que viria a ser confirmada pelo Supremo Tribunal de Justiça. Silvino recorreu ainda para o Tribunal Constitucional, que manteve a pena aplicada numa decisão conhecida no passado mês de Dezembro.

Agora que Silvino já está detido, depois de esgotados os recursos judiciais que interpôs, o seu advogado, Pedro Dias Pereira, poderá interpor um recurso extraordinário, com base em factos novos – diligência que a lei não permitia com “Bibi” em liberdade.

Esses factos relacionam-se com as declarações de antigos casapianos que vieram recentemente desmentir todas as acusações que haviam feito em tribunal sobre terem sido vítimas de pedofilia do antigo motorista, de Carlos Cruz e dos restantes condenados no primeiro julgamento do caso.

Parte dessas declarações foram produzidas na repetição da parte do julgamento respeitante aos factos de Elvas, um processo que está ainda a decorrer e que poderá agravar a pena de Bibi até a um máximo de 20 anos. À pena do ex-motorista serão descontados os três anos que já cumpriu de prisão preventiva.

Em 2010, o tribunal de primeira instância condenou Carlos Silvino, que tem estado a morar em Moscavide, por 128 crimes de abuso sexual de menores dependentes, abuso sexual de pessoa internada, violação e pornografia de menores. O ex-motorista foi ainda condenado a indemnizar, por danos morais, 20 das vítimas em 15 mil euros cada uma, tendo sido absolvido de outros 545 crimes de que ia acusado.

Além de Silvino e do antigo apresentador de televisão Carlos Cruz, no processo Casa Pia os juízes consideraram culpados de pedofilia os arguidos Manuel Abrantes, o ex-embaixador Jorge Ritto, Hugo Marçal e o médico Ferreira Diniz.

Nos depoimentos que tem prestado no segundo julgamento do caso, a decorrer no Campus da Justiça de Lisboa e com sentença marcada para 22 de Fevereiro, “Bibi” revelou que costuma recorrer a instituições de solidariedade social para se alimentar e que precisa de tomar grandes doses de medicamentos.

"Nunca abusei de nenhuma criança", declarou Carlos Silvino numa das audiências, contrariando assim as confissões que fez no passado. E acrescentou: "Sempre tive as minhas namoradas."
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar