Cancros digestivos – prioridade na saúde em Portugal

É necessário o investimento no diagnóstico precoce para que as pessoas possam ter acesso a um tratamento atempado.

A Europacolon assinala o 10.º aniversário, enquanto associação de apoio aos doentes com cancros digestivos, com o 1º Congresso da Europacolon Portugal nos dias 8 e 9 de Julho. Sendo os doentes o centro do nosso trabalho diário, este congresso é aberto a toda a população, no qual se discutem as temáticas mais relevantes e novidades na área do cancro digestivo, desde o apoio ao doente com cancro, à importância dos comportamentos e avanços nos tratamentos. Este congresso foi pensado dado ao impacto das doenças oncológicas na sociedade, especialmente no cancro digestivo, que está muito relacionado com a alteração dos estilos de vida, entre os quais os hábitos alimentares das pessoas.

Existe a necessidade de mudarmos as mentalidades em Portugal no que toca às prioridades na área da saúde, não só da parte dos decisores na área da saúde mas também por parte da população em geral. Sendo igualmente necessária uma maior consciencialização para a responsabilidade dos doentes no que toca à literacia e acompanhamento do seu próprio estado de saúde.

Por exemplo, na área das colonoscopias e rastreios ainda existe muita coisa a fazer, para além de criar o acesso a este tipo de rastreio. É preciso uma resposta antes do início do rastreio para se fazerem rapidamente as colonoscopias totais a quem for detetado sangue oculto nas fezes. A resposta aos doentes que precisam de colonoscopias em regiões como Lisboa progrediu, mas aqui também há ainda algum trabalho a fazer.

Outro dos temas muito relevantes para se falar abertamente e se facilitar o acesso à informação é o cancro do pâncreas. Esta patologia é a neoplasia do sistema digestivo com a taxa de sobrevivência mais baixa de todos os cancros, pelo que é crucial promovermos a discussão sobre o tema. Para motivarmos o conhecimento da doença é imperativo potenciarmos a informação junto dos cidadãos, dos pacientes e dos cuidadores. É um dos cancros menos conhecido e muitas das vezes esquecido face a outros tipos de cancro com mais projeção, como é o caso do cancro da mama ou da próstata. De forma a se conseguirem ultrapassar algumas lacunas que possam existir na informação ao doente e, uma vez que muitos dos doentes acabados de diagnosticar sentem necessidade de um correto acompanhamento e esclarecimento de dúvidas, a Europacolon considerou essencial o desenvolvimento de um manual informativo do cancro do pâncreas dirigido aos doentes e familiares, com toda a informação sobre aquele que é um dos cancros mais mortais do tubo digestivo. Este manual será também apresentado no congresso.

Para além da presença da população, são vários os especialistas de renome em todo o país, que partilharão a informação mais atual e inovadora, sobre o futuro da saúde em Portugal e o futuro da medicina no tratamento destes cancros.

É necessário o investimento no diagnóstico precoce para que as pessoas possam ter acesso a um tratamento atempado. Para atingir este objetivo é essencial potenciar a informação da população de forma que esta consiga estar alerta de determinados sinais e sintomas. Enquanto associação, a Europacolon continuará a fazer o seu trabalho no acesso à informação e todo o apoio necessário para uma melhoria da qualidade de vida dos doentes com cancro digestivo. Todas as pessoas que queiram ser esclarecidas sobre os cancros digestivos podem contactar-nos diretamente.

É neste sentido que desenvolvemos sempre iniciativas adaptadas às necessidades sentidas pela associação e apontadas por quem nos contacta, como é o caso de projetos de apoio domiciliário, projetos de prevenção e junto das escolas, para falar sobre a importância dos cuidados com a alimentação à geração mais jovem, considerando que são o futuro da nossa sociedade.

Presidente Europacolon Portugal

Sugerir correcção
Comentar