Campanha do Banco Alimentar termina com números próximos dos de 2012

No fim-de-semana foram recolhidas 2445 toneladas de alimentos, menos 195 toneladas do que em Maio de 2012.

Online e através de vales é possível doar mais alimentos até 9 de Junho Enric Vivies-Rubio

A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome, que decorreu neste fim-de-semana nos supermercados de todo o país, permitiu recolher um total de 2445 toneladas de alimentos, um número inferior às 2640 toneladas conseguidas em Maio de 2012 mas que mesmo assim é considerado positivo. Na Madeira, onde se realizou pela primeira vez a recolha nos supermercados, foram doadas mais de 41 toneladas.

“Estes números evidenciam uma extraordinária adesão e mostram que a solidariedade dos portugueses é maior do que a crise”, afirma Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em comunicado. “Os resultados impressionam tanto mais quanto sabemos que muitos dos que contribuem estão numa situação muito difícil e provam ainda que os portugueses se unem quando acreditam e quando os projectos são claros e mobilizadores”, acrescenta ainda Isabel Jonet.

Perante a pouca diferença em relação a Maio de 2012, na mesma nota a associação saúda a “concludente manifestação de solidariedade por parte dos portugueses num momento de particular dificuldade, pese embora o evidente agravamento da situação económica e a redução do rendimento disponível dos particulares”.

Campanha continua online e em vales
A campanha de recolha vai continuar em vigor através de vales que podem ser comprados nas superfícies comerciais até dia 9 de Junho ou online no site www.alimentestaideia.net, onde é possível doar alimentos sem ir ao supermercado. Esta plataforma, pensada sobretudo para a comunidade emigrante e para as pessoas que habitualmente não se deslocam às grandes superfícies, permite seleccionar produtos e fazer uma doação da quantia correspondente.

Na Madeira, onde o Banco Alimentar abriu a sua primeira delegação há um ano, o balanço também é positivo. Ao final da tarde, a algumas horas do encerramento dos maiores supermercados, tinham sido recolhidas mais de 41 toneladas. Fátima Aveiro, responsável pela delegação, enalteceu a colaboração de cerca de 800 voluntários, das cadeias de distribuição e dos doadores madeirenses. “Até agora nenhuma instituição conseguiu este resultado na região”, sublinhou.

“Imensamente feliz e grata”, Fátima Aveiro regista que “ninguém é indiferente ao problema da fome, particularmente num momento em que se verifica um significativo agravamento das dificuldades alimentares com que se debatem muitas famílias”. E acrescenta: “Maior do que a crise é a solidariedade dos madeirenses e os números atingidos dão sinais da sensibilidade da sociedade civil para este problema, procurando proporcionar uma vida melhor aos mais necessitados”.

Mais de 39 mil voluntários
Ao todo a campanha – que teve como lema “não perca esta oportunidade de ajudar quem mais precisa: compre 2, leve apenas 1” – mobilizou cerca de 39.200 voluntários e decorreu em 1181 superfícies comerciais de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, S. Miguel, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo, Viseu e Madeira. Os produtos mais doados são, como é habitual, leite, arroz, massa, enlatados e outros produtos não perecíveis.

Os alimentos recolhidos serão distribuídos a partir da próxima semana a 2221 instituições de solidariedade social, que os entregam a 389.200 pessoas, sob a forma de cabazes de alimentos ou refeições confeccionadas. De acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em 2012 foram distribuídas 28.323 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 39,651 milhões de euros), numa média diária de 113 toneladas por cada dia útil.

Neste ano, pela primeira vez, a campanha estendeu-se a Cabo Verde, onde o Banco Alimentar está a desenvolver um projecto em parceria com a associação Entrajuda. Um dos objectivos é criar bancos alimentares no arquipélago. Mas ainda não há resultados finais da recolha.
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues