Calor provoca aumento de queixas à Deco sobre serviço TDT

Foto
A TDT continua a gerar muitas queixas Ricardo Silva

Dezenas de queixas sobre o serviço TDT, como falhas no som e imagem ou interrupções prolongadas na emissão, estão a chegar diariamente à Deco e o calor parece ser um dos responsáveis pelo aumento do número diário de reclamações.

A Televisão Digital Terrestre (TDT) motivou desde Fevereiro mais de 3500 queixas à associação portuguesa de defesa dos consumidores e desde o pico de calor, há duas semanas, as queixas têm aumentado.

Em Julho passado a associação recebeu 324 denúncias sobre TDT e hoje, nas primeiras horas da manhã, já tinha recebido 29.

“Decidimos voltar a disponibilizar no nosso site um formulário próprio de queixas sobre a TDT”, explicou à Lusa Tito Rodrigues, jurista da Deco, apelando aos consumidores para que reportem falhas de serviço “pois só assim aceleram a resolução deste problema técnico que a empresa só quer resolver por completo em 2017”.

O tempo mais seco e quente aumenta o efeito das interferências próprias da rede, explica a associação, e provoca problemas no som e na imagem ou interrupções prolongadas na emissão, explicou o responsável.

O último inquérito da Deco sobre o serviço TDT, a 1714 portugueses, concluiu que 62% dos lares com televisão digital terrestre relatavam problemas.

“Em vez de obrigar a PT a reforçar a cobertura, a Anacom autorizou-a a utilizar frequências adicionais para difundir o sinal TDT. Mas aquela entidade reguladora já admitiu não estar segura de que a instabilidade seja resolvida”, refere a associação.
O problema, diz a Deco, é a configuração de rede em Portugal porque, como a maior parte do país é servida pelo mesmo canal de transmissão (CH56), em cada local é possível que, além dos sinais do emissor mais próximo, capte sinais de emissores distantes.

“Se estes estiverem a mais de 67 km provocam interferência no sinal, como pixelização ou perdas de fluidez ocasionais, e até falha total”, explica a associação.

Num relatório de 26 de Junho sobre a Televisão Digital Terrestre (TDT), a Autoridade da Concorrência recomendou mais canais de televisão em sinal aberto, públicos e privados, e nacionais e regionais e criticou a plataforma por se "limitar a replicar" a oferta do antigo sistema analógico terrestre.

A opinião da Autoridade da Concorrência foi ao encontro das recomendações da Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) que, num parecer de finais de Maio, recomendou a criação de "um ou mais canais" na TDT e considerou existir falta de competitividade no sector televisivo em Portugal.

Sugerir correcção
Comentar