Buscas por João Marinho retomadas por equipas de Portugal e Espanha

João Marinho, adepto de desportos radicais, está desaparecido nos Picos da Europa há mais de uma semana.

Foto
As últimas fotografias e entradas de João Marinho no Facebook são de 4 de Novembro www.facebook.com/marinhojoao

Equipas de Portugal e de Espanha, incluindo efectivos da Guardia Civil e da Guarda Nacional Republicana (GNR) e voluntários dos dois países, retomaram esta terça-feira as operações de busca do montanhista português João Marinho, de 31 anos, desaparecido nos Picos da Europa.

A equipa que está no terreno inclui 19 efectivos da Guardia Civil e 10 elementos da GNR: cinco homens do agrupamento de montanha da Serra da Estrela e cinco binómios (equipa homem e cão) do Grupo de Intervenção Cinotécnica de Busca e Salvamento. Estão ainda a acompanhar as buscas três montanhistas voluntários.

Na segunda-feira, as buscas decorreram durante todo o dia, entre as 08:00 e as 19:00, envolvendo 28 pessoas, entre as quais um montanhista voluntário, apoiados por um helicóptero da Guardia Civil das Astúrias.

As operações na segunda-feira concentraram-se em cinco zonas principais com um grupo – que inclui efectivos da GNR – a actuar na zona de Sedos de Ozania, outro, também com efectivos da GNR, na zona de Ansón e o terceiro nos Moledizos, Veja de Jos e Frade. Os dois últimos grupos centraram-se nas zonas de Sedos de Ozania (com o apoio do helicóptero) e com os guias caninos da GNR portuguesa, na zona entre Lagos e Covadonga.

João Marinho, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido há cerca de uma semana nos Picos da Europa, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e das Astúrias.

De acordo com a agência espanhola de notícias Efe, fontes próximas da equipa de buscas disseram que a documentação descoberta no computador portátil que o jovem deixou no interior do seu veículo apontam para que este tenha previsto fazer a rota denominada “anillo de los refúgios”.

As últimas fotografias de João Marinho nas redes sociais Facebook e Instagram datam de 4 de Novembro passado e nelas o 'aventureiro' aparece com o equipamento de montanha e com os Picos da Europa como pano de fundo.

A notícia do desaparecimento do montanhista, que se apresenta como 'ciclista de montanha, corredor de trilhos e viciado em desportos de aventura', na página do Facebook, está nas redes sociais há mais de uma semana, com vários comentários de encorajamento e de esperança de que o cidadão português ainda seja encontrado com vida.
João Marinho foi o impulsionador do 'Douro Bike Race', organizou a prova de BTT 'Mountain Quest' e o 'Réccua Douro Ultra Trail'.

Sugerir correcção
Comentar