Bola de futebol perdida no tsunami do Japão aparece no Alasca

Foto
Na bola estava o nome de Misaki Murakami AFP/NOAA via JIJI PRESS

Uma bola de futebol deu à costa no Alasca. Nada de impressionante até aqui. Mas esta bola tem caracteres japoneses e Misaki Murakami, um japonês de 16 anos, diz que lhe pertence. Perdeu-a durante o tsunami de 11 de Março de 2011 que devastou o seu país. Mais de um ano depois vai tê-la de volta.

David Baxter passeava pela praia na ilha Middleton, no golfo do Alasca, quando se deparou com uma bola com caracteres japoneses. Com a ajuda da mulher conseguiu perceber o que ali estava escrito: o nome de uma escola situada na zona do tsunami no Japão e o de um rapaz. Contactaram a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica norte-americana (NOAA) e começaram a circular as primeiras imagens da bola e do que tinha escrito.

Misaki Murakami, um jovem japonês, terá visto essas imagens e não teve dúvidas de que se tratava da sua bola. Foi-lhe oferecida por um grupo de amigos anos antes e a 11 de Março do ano passado perdeu-a, bem como tudo o que se encontrava no interior da sua casa, destruída pelo tsunami que devastou a localidade de Rikuzen-takata, onde morava. Mais de um ano depois, a bola apareceu a cerca de cinco mil quilómetros de casa, nos Estados Unidos.

“Estou muito grato por que até aqui nada do que perdi foi encontrado”, disse Misaki Murakami em declarações à TBS.

Baxter e a mulher já afirmaram que pretendem devolver a bola ao jovem.

No último ano, a NOAA tem feito o registo dos destroços do tsunami que têm dado à costa no país. Vários objectos tem sido recolhidos mas a bola é dos poucos que poderá ser devolvido ao seu proprietário por ter sido possível identificá-lo.

Sugerir correcção
Comentar