Bispos da Lusofonia reúnem a partir desta segunda-feira em Luanda

Foto
Bispos da CPLP reúnem em Luanda para rezar e trabalhar Reuters

Bispos e responsáveis episcopais e sociais das Igrejas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem-se a partir desta segunda-feira em Luanda para estreitar laços e manter uma linha pastoral única.

A reunião das presidências das conferências episcopais das Igrejas da CPLP realiza-se pela primeira vez em Angola e decorre até sexta-feira, 25 de Julho, devendo envolver uma audiência com o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

O Encontro dos Bispos da Lusofonia representa, segundo o porta-voz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), José Manuel Imbamba, um contacto regular para "estreitar a comunhão eclesial e ter uma linha pastoral única" nos oito países que constituem a CPLP. Por isso, vão estar presentes bispos de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Destaca-se a presença do cardeal brasileiro Raimundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil, que preside à missa de abertura do encontro, em Luanda, nesta segunda-feira.

Na quarta-feira, os participantes celebram missa, pelas 18h30, no templo da Sagrada Família, no centro de Luanda, presidida pelo bispo português Manuel Clemente, actual patriarca de Lisboa.

Estes encontros acontecem de três em três anos, tendo o último sido realizado em Timor-Leste. Do programa deste ano constam, entre outras actividades, palestras e diversas celebrações religiosas.

Sugerir correcção
Comentar