Aviões russos entrarão em acção neste domingo

Os dois Beriev chegaram com horas de atraso, devido a formalidades na entrada do espaço aéreo europeu

Foto
Aviões russos vêm ajudar no combate às chamas Reuters

Os dois aviões Beriev russos que vão ajudar no combate às chamas nas florestas portuguesas deverão entrar em acção neste domingo, indicou ao PÚBLICO fonte do Ministério da Administração Interna. As aeronaves deveriam ter chegado ao início da manhã deste sábado, mas problemas com as formalidades na entrada do espaço europeu levaram a que só aterrassem em Portugal por volta das 19 horas, acrescentou a mesma fonte.

Os aviões estarão na base aérea de Monte Real, local de onde partirão para missões de combate ao fogo em Portugal continental. Segundo a Protecção Civil, poderão ser mobilizados neste domingo para Sâo Pedro do Sul, onde ao princípio da noite de sábado continuava activo o maior incêndio registado durante o dia. 

Os Beriev são aviões anfíbios especializados no combate a incêndios, busca e salvamento, patrulha marítima, carga, e transporte de passageiros, tendo capacidade para transportar até 12 toneladas de água. Em Portugal já estão dois Canadair de Marrocos com a mesma missão.

A vinda dos aviões Beriev processa-se ao abrigo do protocolo bilateral entre Portugal e a federação russa no domínio da protecção civil.

 

Sugerir correcção
Ler 6 comentários