Avião choca contra o World Trade Center

Foto
PUBLICO.PT

Um avião bimotor chocou hoje contra a parte superior do edifício World Trade Center, em Nova Iorque.

O aparelho ainda está preso nos andares superiores do edifício, que está em chamas e envolto por uma nuvem de fumo negro.Pensa-se que o andar atingido com maior gravidade seja o 80º e há possibilidade de estarem pessoas presas no interior do piso.

World Trade Center alvo de atentado terrorista em 1993

No dia 27 de Fevereiro de 1993, numa tarde fria de Inverno, um carro explodiu no segundo piso subterrâneo de uma das torres gémeas do World Trade Center, em Manhattan, que recebia diariamente mais de cem mil trabalhadores. A bomba foi posicionada para rebentar com um máximo das infraestruturas do edifício. O rebentamento acabou por provocar a morte a seis pessoas e ferimentos a mais de mil.
O paquistanês Ramzi Youssef, considerado o "cérebro" do atentado contra o edifício nova-iorquino e responsável por um "complot" anti-americano, reconheceu-se culpado e foi condenado a prisão perpétua, a 8 de Janeiro de 1998, sem possibilidade de vir a ter, algum dia, liberdade condicional.
Antes disso, em 1994, quatro fundamentalistas islâmicos já tinham sido condenados a um total de 240 anos de prisão cada um pela sua participação no atentado.
Em Janeiro de 1996, dez outros foram também condenados a pesadas penas pela sua cumplicidade no ataque ao World Trade Center.
O palestiniano Eyad Ismail foi também condenado, em 1998, por um tribunal federal de Nova Iorque a um total de 260 anos de prisão pela sua participação no atentado. Durante o julgamento, confessou ter sido o condutor da camioneta armadilhada, embora negasse conhecer a sua carga explosiva.

O "cérebro" do atentado

Ainda muita coisa continua por esclarecer em relação ao bombista Ramzi Ahmed Yusef, actualmente com 32 anos, que arquitectou um dos piores actos terroristas da história dos Estados Unidos.
Após o atentado, Yusef esteve a monte até 1995, altura em que foi apanhado. Durante esses anos foi um dos homens mais procurados pelo FBI, que chegou a oferecer uma recompensa de dois milhões de dólares (2,2 milhões de euros/380 mil contos) a quem o capturasse. Sabe-se que fugiu dos Estados Unidos na própria noite do atentado e que a sua pista só foi novamente encontrada em 1995, nas Filipinas, onde terá planeado assassinar o Papa, aquando de uma sua visita. Acabaria por ser capturado em Fevereiro desse mesmo ano em Islamabad. Foi de imediato entregue ao consulado norte-americano e transportado para Nova Iorque. Quando sobrevoava a ilha de Manhattan, o responsável do FBI que o escoltava apontou para o World Trade Center e terá dito : "Olhe ali para baixo. Elas continuam de pé". Yusef respondeu: "Não estariam se eu tivesse tido dinheiro e explosivos suficientes". O atentado terá custado, ao que se apurou, menos de 20 mil dólares (22 mil euros/3800 contos).

World Trade Center

O World Trade Center é o mais alto edifício de Nova Iorque, e o terceiro maior arranha-céus, em altura, do mundo, elevando-se a 416 metros do solo. Construído em 1973, por encomenda da autoridade portuária nova-iorquina ao arquitecto Minoru Yamasaki, está localizado na baixa financeira da "Big Aple", em pleno coração de Manhattan.

Contornado pelas ruas West, Church, Vesey e Liberty, o World Trade Center é composto por duas torres monolíticas, constituídas, cada uma, por 110 andares.
Este edifício possui, ainda, a maior plataforma panorâmica do mundo, que se eleva a mais de 395 metros do solo.
No dia 26 de Fevereiro de 1993, uma sexta-feira, pelas 12h18, uma bomba explodiu no parque de estacionamento subterrâneo do World Trade Center, criando uma cratera equivalente a cinco andares do edifício. Este atentado provocou a morte a seis pessoas e ferimentos em mais de mil.

Curiosidades:
  • A Torre Um mede 416 metros e a Torre Dois 415

  • Cada torre tem 104 elevadores para passageiros e 21.800 janelas

  • Da plataforma de observação é possível ter uma visibilidade de cerca de 72 quilómetros em todas as direcções

  • Se todos os vidros utilizados na construção do edifício fossem fundidos numa única faixa de 50 centímetros de largura, estenderse-iam por cerca de 105 quilómetros

  • As torres foram muitas vezes denominadas de "blocos de lego" pelos seus críticos


  • Pentágono

    Situado em Arlington, na margem Oeste do rio Potomac, em Washington DC, o Pentágono, construído durante os primeiros anos da II Grande Guerra, é o quartel-general do Ministério da Defesa norte-americano e é um dos maiores edifícios do mundo

    Com aproximadamente 23 mil funcionários, entre os quais militares e civis, é no Pentágono que são planeadas e executadas as directivas de defesa nacional dos Estados Unidos.

    Antes da construção do edifício, que custou 83 milhões de dólares / 92,3 milhões de euros (18,5 mil milhões de escudos) o local não era mais que um descampado com algumas lixeiras e pântanos.



    Sugerir correcção
    Comentar