Ave gigante avistada no Sul do Alasca

Várias pessoas alegam ter avistado, nas últimas semanas, uma ave gigante, semelhante a uma águia e do tamanho de uma pequena avioneta, a sobrevoar o Sul do Alasca, deixando biólogos e habitantes confusos.

Os habitantes das localidades Togiak e Manokotak dizem que a ave tem uma envergadura de asa de 4,6 metros, algo muito maior do que já alguma vez viram.

Moses Coupchiak, de 43 anos e residente em Togiak, foi uma das pessoas que avistou o animal.

"Primeiro pensei que fosse uma avioneta antiga mas depois, quando mudou a direcção de voo para a esquerda, reparei que não", disse.

Também o piloto John Bouker, antes céptico, avistou o animal quando voava em direcção a Manokotak. "As pessoas que seguiam no avião viram-no e é enorme, três vezes o tamanho de uma águia", contou.

No entanto, os biólogos e cientistas estão confusos e cépticos quanto ao tamanho desta ave.

O especialista Phil Schemf e Rob Macdonald, do U.S. Fish and Wildlife Service, afirmam que a ave poderá ser um Pigargo-de-Steller (Haliaeetus telagicus), com um peso máximo de dez quilos e uma envergadura de asa de 2,60 metros. Esta espécie conta com uma população mundial de cerca de 7500 indivíduos e tem uma distribuição que abrange a zona Oeste do Mar de Bering e o Mar de Okhotsk.

Actualmente, a maior ave do mundo será o Condor dos Andes (Vultur gryphus), com uma envergadura de asa de 3,20 metros e peso entre os onze e os 15 quilos (nos machos). Esta espécie - existente ao longo da costa da América do Sul e especialmente observada no Peru, Chile e Argentina - não está globalmente ameaçada mas figura no Anexo I da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Ameaçadas de Extinção).

Entre as maiores aves que podem ser observadas em Portugal está o Grifo (Gyps fulvus) - que pesa entre seis e onze quilos e tem uma envergadura de asa entre 2,40 e 2,80 metros - e o Abutre-preto (Aegypius monachus) - com entre sete e 12,5 quilos e envergadura máxima de 2,95 metros. Ambas apenas nidificam em Espanha.

Sugerir correcção
Comentar