Autoridades registaram 62 rupturas de implantes mamários em Portugal

Infarmed está a acompanhar os casos. Duas mil portuguesas têm implantes da marca PIP.

Foto
Estima-se que entre 400 mil e 500 mil mulheres em todo o mundo tenham implantes da marca PIP AFP

O Infarmed registou rupturas de 62 implantes mamários da marca Poly Implant Prothese (PIP), em 52 mulheres, estando a acompanhar os casos, informou nesta quinta-feira este organismo do Ministério da Saúde.

Os problemas com estes implantes devem-se ao silicone que foi utilizado, o qual não estava licenciado para este fim, provocando um escândalo sanitário, tendo em conta a utilização dos PIP por milhares de mulheres em vários países.

Estima-se que entre 400 mil e 500 mil mulheres em 65 países tenham implantes fabricados pela PIP. Em Portugal, cerca de duas mil mulheres utilizam estes implantes, estimando os especialistas que 20 a 25% das quatro mil próteses colocadas venham a dar problemas.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) garante a remoção dos implantes com complicações, embora a sua substituição nos serviços de saúde públicos só aconteça em duas situações: quando colocados no SNS e sempre que a razão do implante seja a ablação da mama por doença.

Nos casos em que os implantes foram colocados em clínicas privadas, a sua substituição está a cargo da mulher, o que pode custar entre 4500 a 6000 euros.

 

Sugerir correcção
Comentar