Aumento de 40% de casos de uso incorrecto ou não uso de cinto de segurança

Os quatro distritos com mais casos registados são Porto, Braga, Aveiro e Lisboa.

Foto
BT foi extinta em 2009 e foram passadas menos 118 mil multas CARLOS LOPES

A GNR registou este ano mais de 19 mil infracções por uso incorrecto ou não utilização de cinto de segurança, revela esta força policia que este fim-de-semana vai intensificar as acções de patrulhamento nas estradas.

A GNR registou 19.734 infracções desde o início do ano até ao passado dia 26 (mais 7724 do que no mesmo período de 2014), o que significa um aumento de 39% em relação a igual período do ano passado, revela a GNR em comunicado.

Preocupada com estes números, esta força policial lembra que a não utilização dos cintos de segurança e de sistemas de retenção de crianças "constitui uma das principais causas de vítimas nas estradas, devido ao agravamento das lesões provocadas em caso de acidente de viação".

Os quatro distritos com mais casos registados são o Porto, com 3510 infracções, Braga (2395), Aveiro (1839) e Lisboa (1745).

Assim, durante este fim-de-semana, os cintos de segurança e sistemas de retenção de crianças estarão sob o olhar atento da GNR, que vai intensificar as acções de patrulhamento nas estradas devido ao esperado aumento de tráfego causado pelo fim ou início das férias de muitos portugueses.

A GNR lança também a 3. º fase da Operação Hermes, que começa sexta-feira e termina domingo, altura em que cerca de três mil militares vão estar "particularmente atentos aos comportamentos de risco dos condutores que coloquem em causa a segurança rodoviária", refere em comunicado.

A condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas, o excesso de velocidade, usar telemóveis enquanto se conduz ou manobras perigosas de ultrapassagem, mudança de direcção ou inversão do sentido da marcha serão outros dos comportamentos que estarão sob vigia da GNR.

Sugerir correcção
Comentar