Aumentar controlo de qualidade da alimentação é essencial

Foto
DR

O II Encontro de Ciências da Alimentação da Associação dos Profissionais de Nutrição e Engenharia Alimentar (APNEA)termina hoje, em Lisboa. Entre as várias conclusões que sairão dessa reunião, a presidente da APNEA, Paula Pereira, destaca a necessidade de aumentar o controlo da qualidade da alimentação em Portugal. "Ainda há muita coisa para fazer nesse domínio e os técnicos nacionais terão que actuar com maior acuidade".

Uma preocupação reflectida pelo programa do encontro, com a inclusão de dois painéis sobre esta matéria, "Controlo de qualidade no mercado escolar" e "Controlo da qualidade na indústria - alimentação infantil", além de outros temas directa ou indirectamente relacionados.A boa ou má alimentação não depende apenas dos produtores. Os consumidores têm também a responsabilidade de fazer a melhor escolha, recorrendo se necessário a ajuda profissional. Os oradores convidados partilharam com essa intenção os seus conhecimentos sobre os benefícios de três produtos que não devem faltar na alimentação - chá, iogurte e azeite.
O chá, afirma Paula Pereira, "além das suas vantagens inerentes (tem água, é rica em fluor, anti-oxidante e uma bebida não calórica se não adicionarmos mel ou açúcar), incentiva-nos a mudar o nosso modo de vida. Pois, se o café é rápido, o chá leva-nos a parar para poder ser plenamente desfrutado".
Um outro amigo da saúde é o iogurte. "Rico em cálcio, o seu consumo é também aconselhável por ajudar bastante a resolver problemas de obstipação".
E porque a gordura é também importante para o equilibrio alimentar, a escolha deve recair sobre o azeite. "É a nossa gordura de eleição. E nunca é demais realizar campanhas a favor do azeite, porque o azeite, devido ao preço a que é vendido, ainda não é acessível a todos os portugueses".
E a oportunidade de comprovar os benefícios de tais produtos está a acontecer no próprio encontro, no Novotel, nas pequenas bancas colocadas à entrada da sala. Além de painéis explicativos, os próprios produtos estão à disposição de quem os quiser provar.
O encontro prossegue esta tarde com mais quatro temas. "Detenção de patogénicos nos alimentos: dos métodos convencionais à biologia molecular", "Leveduras de contaminação alimentar", "Resíduos de micotoxinas nos alimentos" e "Água de consumo humano - Da qualidade à gestão de risco".

Sugerir correcção
Comentar