Associação de Professores de Português considera exame "equilibrado"

Prova feita nesta terça-feira por mais de cem mil alunos corresponde “às capacidades de leitura e de interpretação que se devem esperar de um aluno do 4.º ano”.

Foto
Alguns dos alunos que nesta terça-feira prestaram provas no Centro Escolar da Pampilhosa, na Mealhada Nélson Garrido

A presidente da Associação de Professores de Português, Edviges Ferreira, considerou nesta terça-feira que o exame realizado de manhã por cerca de 107 mil alunos do 4.º ano “é equilibrado e corresponde aos conteúdos programáticos do primeiro ciclo”.

“Os dois textos são bastante longos e um deles é um bocadinho técnico, mas, apesar de ser professora do ensino secundário, penso que correspondem às capacidades de leitura e de interpretação que se devem esperar de um aluno do 4.º ano, desde que esteja concentrado”, afirmou.

A professora lamentou que algumas das crianças “possam ter estado excessivamente ansiosas, muito por causa dos pais”. “Esta prova vale apenas 20% ou 25% da nota final, não altera nada, ninguém chumba por causa disto – a única coisa que mudou em relação às provas de aferição é o papão da palavra exame”, disse.

Ao todo, segundo as estatísticas do Júri Nacional de Exames, prestaram hoje provas 107.121 alunos do 4.º ano de todo o país. Apenas 565 faltaram, ou seja, 0,5% do total de alunos inscritos.

À semelhança do que acontece com a prova de Matemática, que se realiza na próxima sexta-feira, a de Português conta 25% para a nota final do aluno, este ano, e 30% a partir do próximo ano. Os alunos que não obtiverem aprovação poderão ter um apoio extraordinário e a oportunidade de repetir as provas em Julho.

Notícia actualizada às 19h03: inclui estatísticas do Júri Nacional de Exames 

 

 
 

Sugerir correcção
Comentar