São histórias de crianças com cancro mas “celebram a vida”

Associação Acreditar faz 20 anos e lança um livro que junta testemunhos de mais de 100 crianças e pais e de 10 voluntários. A apresentação é este sábado, em Lisboa

Foto
Além da logística ligada à condição das crianças, a casa terá 16 quartos, uma cozinha, várias salas de convívio e espaços exteriores Miguel Manso

“Há mais altos, magros, gordos, baixos, ricos e pobres, mas somos todos iguais, uma família unida”, conta o Fábio. “Acreditar que posso ajudar. Acreditar que vou vencer”, é esta a mensagem de esperança da mãe da Matilde. Ou “Como infinito é o meu amor pela minha adorada filha, infinita é também a minha gratidão por to­dos quantos tocaram o meu coração neste per­curso das nossas vidas”, agradece a mãe da Beatriz. Estes são apenas alguns dos mais de 100 testemunhos de um livro que a Associação Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro) lança este sábado para assinalar os seus 20 anos de existência. Chama-se “Vidas Contadas – 20 anos de Estórias da Acreditar” e pretende recordar e homenagear não só as crianças e jovens que tenham sofrido de cancro, mas também as famílias e todas as instituições da sociedade civil que lhes deram apoio e que as acompanharam na doença.

O livro “é uma forma de reunir todas estas vozes e recuperar histórias de vida”, explica ao PÚBLICO Patrícia Pinto, colaboradora da Acreditar, sublinhando que a obra foi um “desejo que se concretizou”. A ideia surgiu de um desafio lançado pela associação aos “Barnabés” (como apelidam as crianças e jovens com cancro) e aos pais que fizeram parte dos vinte anos da Acreditar. Convidaram todos eles a escrever uma carta que relatasse a forma como enfrentaram o momento em que a doença entrou nas suas vidas. Receberam 111 cartas e foram precisamente esses testemunhos que juntaram no livro, onde estão também os testemunhos de 10 voluntários e colaboradores desta IPSS.

O livro não é, no entanto, apenas sobre a Acreditar, é sobre todos aqueles que acompanharam estas crianças e jovens. Médicos, professores ou psicólogos, todos eles são também recordados. Apesar de histórias “tristes”, algumas delas com finais infelizes, o objectivo era fazer um livro sobre a vida. “O que é bonito é que há muita esperança, agradecimento e louvor pela vida”, diz Patrícia Pinto, sublinhando a diversidade das cartas “que apesar de muitas vezes falarem sobre o mesmo, são contadas de forma diferente, muito pessoal”.

Para além da apresentação do livro, que acontece pelas 16h na Fundação Cidade de Lisboa, a Acreditar vai também celebrar este sábado as duas décadas em Coimbra (na Casa da Acreditar) e no Porto (na Associação Nacional de Jovens Empresários). A ideia é juntar aqueles que estiveram ligados à associação, ao longo destas duas décadas, e homenageá-los. Para isso, fizeram um filme que vai ser apresentado na festa. A comemoração chega também à Madeira, mas só no dia 4 de Dezembro.

A Acreditar é uma IPSS que tem objectivo garantir os direitos e a promoção da qualidade de vida das crianças ou jovens com cancro e das famílias. Conta com 17 colaboradores e mais de 700 voluntários e já ajudou mais de 9000 famílias.

Texto editado por Andrea Cunha Freitas

Sugerir correcção
Comentar