ASAE instaura processo crime a smart shop de Beja

Acção de fiscalização depois de três jovens terem sido hospitalizadas por consumo de substâncias que terão sido adquiridas naquela loja.

Foto
ASAE apreendeu na loja 217 embalagens de “produto suspeito”, no valor de 924 euros Jerry Lampen/Reuters

Depois do internamento de três adolescentes que consumiram substâncias compradas numa smart shop de Beja, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou neste sábado o estabelecimento.

Foram apreendidas 217 embalagens de “produto suspeito”, no valor de 924 euros e foi instaurado um processo crime, segundo informação do site da ASAE.

Na véspera, três jovens com idades entre os 13 e os 15 anos tinham dado entrada no Hospital de Beja, devido ao consumo de “drogas legais” que terão sido compradas naquela smart shop – que já tinha sido obrigada a encerrar depois de uma outra fiscalização.

As jovens ficaram em observação na unidade de pediatria e tiveram alta no sábado.

Entretanto, a PSP de Beja está a tentar apurar onde e por quem foram adquiridas as substâncias que consumiram, já que a lei não permite que estas drogas sejam vendidas a menores.

Segundo Graça Fortunas, porta-voz do Hospital de Beja, em declarações ao PÚBLICO, esta não é já a primeira vez que surgem nas urgências adolescentes intoxicados com o mesmo tipo de substâncias. Também na escola secundária frequentada pelas jovens são frequentes s casos de consumo de produtos adquiridos naquela smart shop.

Sugerir correcção
Comentar