ASAE apreendeu sete toneladas de uvas e cinco mil litros de mosto

Foi apreendido um veículo de mercadorias "por tentativa de introdução de uvas em zona demarcada, sem qualquer documentação da proveniência de origem".

Foto
Foi detido um veículo por tentativa de introdução de uvas em zona demarcada, sem qualquer documentação da proveniência de origem. ADRIANO MIRANDA / PUBLICO

A ASAE anunciou este sábado a apreensão de cerca de sete toneladas de uvas e 5000 litros de mosto (sumo de uva antes da fermentação completa), nos concelhos de Amarante e Melgaço, no Norte do país, no âmbito de acções de controlo de trânsito agrícola.

Em comunicado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) refere que estas acções, realizadas na sequência de uma investigação, decorreram no dia 23 e no dia 25 de Setembro e que o valor total das apreensões "ascendeu a mais de 12 mil euros".

Nestas acções, foi detido um indivíduo e apreendido um veículo de mercadorias "por tentativa de introdução de uvas em zona demarcada, sem qualquer documentação da proveniência de origem nem alvará de específico para aquele transporte", tendo sido apreendidas as cerca de sete toneladas de uvas.

Foi ainda instaurado "um processo-crime por falsificação de documentos numa indústria de vinhos", onde foram "apreendidos 5000 litros de mosto de uvas", acrescenta a autoridade.

Sugerir correcção
Comentar