ASAE apreende mais de 200 quilos de alimentos

Foto
Aos 998 veículos inspeccionados foram instauradas apenas dez contra-ordenações Ricardo Jorge Carvalho (arquivo)

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou hoje 998 veículos e apreendeu mais de 200 quilos de alimentos. A operação de fiscalização de transporte de mercadorias está a decorrer desde as 07h30 em todo o território nacional, conta com 37 brigadas e pretende assinalar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

De acordo os dados fornecidos pela ASAE, aos 998 veículos inspeccionados foram instauradas apenas dez contra-ordenações (um por cento). No que diz respeito a alimentos, em Lisboa foram apreendidos 174,5 quilos de diversos géneros e em Santarém 28 quilos de carne. No Porto foi ainda apreendida uma balança.

A delegação regional de Lisboa foi a que fiscalizou mais veículos (227) e a que instaurou mais contra-ordenações (quatro). Seguiu-se o Porto, com 188 veículos fiscalizados e uma contra ordenação.

Em Coimbra foram fiscalizados 171 veículos e a operação resultou numa contra-ordenação. Aos 118 veículos fiscalizados no Algarve foram instauradas duas contra-ordenações. Castelo Branco (76 veículos) contou com uma contra-ordenação e Santarém (62) também com uma. No Alentejo (94 veículos) e em Mirandela (62) não houve contra-ordenações.

A ASAE esclareceu também que a falta de higiene, a temperatura de conservação e as condições técnico-funcionais foram os principais motivos das contra-ordenações instauradas.

Em Lisboa, os operacionais de ASAE estão a fiscalizar os veículos que transportam mercadorias na Ponte 25 de Abril. No Norte, mais precisamente entre Porto e Braga, a operação de fiscalização está a ser realizada na A23, enquanto a A6, no Alentejo, e a Estrada Nacional (EN) 125, no Algarve, são os pontos que estão a ser controlados na zona Sul do país. Esta acção de fiscalização, que decorre no dia dedicado aos direitos dos consumidores, está a ser apoiada por agentes da PSP e da GNR.

Sugerir correcção
Comentar