Apoio aos refugiados já recolheu 125 mil euros

Dinheiro será gasto no Líbano, em alimentação e cuidados de saúde.

Foto
DR/Serviço Jesuíta aos Refugiados

A Plataforma de Apoio aos Refugiados, uma iniciativa que congrega várias organizações da sociedade civil, recolheu desde Setembro e até ao momento 125 mil euros de donativos para o projecto Linha da Frente, que visa apoiar os deslocados da Síria, Líbano e Jordânia através de instituições que estão no terreno.

Os donativos serão recebidos até ao final do ano e repartidos entre a Cáritas e o Serviço Jesuíta aos Refugiados. Esta última organização pretende oferecer uma refeição diária durante um ano a 1720 crianças sírias que integram um projecto que os jesuítas desenvolvem em cinco escolas de uma região do leste do Líbano, o Vale do Bekaa.

“Cada refeição oferecida tem um custo de apenas 0,29 euros, pelo que 102 euros bastam para alimentar uma criança durante um ano”, explica o Serviço Jesuíta aos Refugiados, que precisa de angariar 180 mil euros até ao final do ano para conseguir ajudar todas as crianças envolvidas no projecto.

E é também no Vale do Bekaa, na cidade de Zahlé, junto à fronteira com a Síria, que a Cáritas lançou um projecto para assegurar as necessidades básicas de 930 pessoas – refugiados sírios e iraquianos, mas também algumas famílias libanesas. A assistência humanitária concentra-se em duas áreas fundamentais: alimentação e cuidados de saúde.

Além de apoiar as organizações que estão no terreno, a Plataforma de Apoio aos Refugiados também tem um projecto de acolhimento e integração de crianças refugiadas e das suas famílias em Portugal. Notícia actualizada às 15h, depois de os organizadores da iniciativa terem corrigido montante inicialmente anunciado

Sugerir correcção
Ler 1 comentários