Apanhado a 243 km/hora entre Almada e o Fogueteiro

Um dos seis automobilistas identificados pela GNR tinha carta de condução apenas há cerca de um ano.

Foto
Alguns carros usados no street racing chegam a atingir perto de 300 km/hora Pedro Cunha

O destacamento de trânsito de Setúbal da GNR apanhou esta sexta-feira de madrugada seis condutores a fazer corridas em excesso de velocidade entre Almada e o Fogueteiro, na A2.

Num troço em que a velocidade máxima permitida é de 120 km/hora, um dos automobilistas conseguiu duplicar esse limite: segundo os radares, seguia a 243 km/hora. Arrisca-se a uma multa entre os 500 e os 2500 euros, uma vez que se trata de uma infracção que, além de ser muito grave, excede em mais de 60 km/hora o limite de velocidade – além de poder vir a ficar sem carta de condução durante algum tempo.

Outro condutor tinha tirado a carta apenas há cerca de um ano, o que significa que se encontrava no período probatório durante o qual pode ficar com o documento cassado e ser obrigado a aprender outra vez a conduzir. As idades dos automobilistas apanhados, todos homens, variam entre os 27 e os 33 anos.

Apesar de não terem sido detidos, por não serem suspeitos de crime nenhum, os seis infractores viram-lhes levantados 21 autos de contra-ordenação ao Código da Estrada: além de seguirem em excesso de velocidade, foram vistos a fazer manobras perigosas. Quando se aperceberam da presença da GNR, dois deles tentaram fugir fazendo marcha atrás em plena auto-estrada. Não conseguiram, porém, ir longe, tendo sido mandados parar pelos guardas.

De acordo com um comunicado da GNR, para interromper a corrida ilegal, uma prática também conhecida por street racing, foi preciso montar uma operação na qual se procedeu a um corte total da auto-estrada. Os infractores seguiam na direcção Sul-Norte. O street racing é relativamente frequente neste troço da A2, embora ocorra também noutros pontos do país, como na A1. Para participar nestas competições, os pilotos amadores recorrem a oficinas que transformam banais carros utilitários – na corrida desta madrugada havia um Honda, um Subaru e um Seat, entre outras marcas  – em bólides capazes de atingir perto de 300 km/hora.

De acordo com o tenente Celso Pereira, do destacamento de trânsito de Setúbal, a GNR vai continuar a controlar diariamente as corridas ilegais, recorrendo para isso a viaturas descaracterizadas.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários