Antigo aluno da Casa do Gaiato condenado por violar colegas

Ex-aluno da instituição que desde 2006 é tutelada pelo Patriarcado de Lisboa foi condenado a oito anos e meio de prisão.

Foto
Rui Gaudêncio

Um antigo aluno da Casa do Gaiato de Santo Antão do Tojal (que desde 2006 depende do Patriarcado de Lisboa) foi condenado, no final da semana, a oito anos e meio de prisão, por ter violado e abusado de colegas menores. Segundo a estação televisiva SIC, o aluno, com cerca de 20 anos à data dos factos, acusou um antigo director da instituição de ter também abusado dele, razão pela qual foi aberta uma investigação paralela, com o objectivo de apurar a veracidade destas afirmações. Outro antigo aluno ouvido como testemunha corroborou esta acusação.

O Tribunal de Loures considerou provado que este aluno abusou repetidamente de três colegas com idades entre os 14 e os 16 anos, no período entre 2011 e 2013. Internado na instituição desde os oito anos, filmou ainda os actos sexuais em causa. Depois usou os vídeos para chantagear as suas vítimas, obrigando-as a silenciarem o que se estava a passar. Por isso, foi condenado não apenas pelos crimes sexuais mas igualmente por devassa da vida privada e coacção. Acabou por ser expulso da instituição em meados de 2013 e por ser detido quase um ano mais tarde, depois de as autoridades terem encontrado as filmagens na sua posse.

Embora a totalidade dos crimes pelos quais foi sentenciado no Tribunal de Loures somasse mais de 80 anos, o cúmulo jurídico das penas fez com que o arguido, hoje com 24 anos, tenha sido condenado a oito anos e meio de cadeia. O advogado que representou a instituição de Santo Antão do Tojal disse à SIC que não irá recorrer da sentença, que considera adequada à gravidade e às circunstâncias que rodearam o caso.  Segundo o advogado do jovem, os abusos eram prática corrente na instituição.

Em 2006, o Patriarcado de Lisboa passou a ser responsável pela Casa do Gaiato do Tojal. A alteração na tutela ficou a dever-se à falta de padres  -  eram apenas dez  para as oito casas existentes. Mas esta mudança não foi também alheia aos vários inquéritos do Ministério Público (entretanto quase todos arquivados) a alegados maus tratos.  A alteração aconteceu ainda na sequência de um relatório explosivo da Inspecção-Geral da Segurança Social  que fazia acusações e críticas severas à instituição fundada pelo padre Américo em 1940.

Sugerir correcção
Comentar