Alunos de desporto saúdam contagem de nota de Educação Física na média do secundário

Associação de Estudantes de Desporto propõe ao Ministério da Educação mais aulas de desporto.

Foto
asm adriano miranda

A Associação de Estudantes de Desporto saudou nesta sexta-feira a decisão de voltar a contabilizar a nota de Educação Física na média de acesso ao Ensino Superior, pedindo agora à tutela mais aulas de desporto.

O anúncio do regresso da validade da nota de Educação Física foi anunciado no final da semana passada pelo secretário de Estado da Educação, João Costa, estando neste momento o Ministério da Educação (ME) a estudar o dossier que prevê que a medida entre em vigor de forma faseada: no primeiro ano só para os alunos do 10.º ano, depois também para os do 11.º e finalmente para todos os alunos do ensino secundário.

O vice-presidente da Associação Nacional de Estudantes de Desporto (ANED), Rui Lacerda Magalhães, saudou a decisão do ME e espera que a tutela aumente o número de horas de aulas de Educação Física.

"Falta agora recuperar as horas lectivas que foram retiradas, e continuar a combater por uma posição central no currículo de todos os níveis de ensino, aliando o reconhecimento generalizado e amplamente aceite da literatura científica e pedagógica às práticas lectivas", diz Rui Lacerda Magalhães.

A disciplina deixou de contar para a ponderação da média final de conclusão do ensino secundário, nomeadamente no acesso ao ensino superior, em 2012. "Passados quatro anos e discutidos vezes sem contas os moldes de gestão da carga lectiva, validade dos conteúdos programáticos e qualidade pedagógica da formação do ensino secundário, foi finalmente anunciado o feliz retrocesso da decisão", recordou Rui Lacerda Magalhães.

A ANED volta a lembrar a importância do ensino da Educação Física como "fundamental para a formação holística dos alunos de todos os ciclos de estudos", sendo por isso importante que a disciplina tenha peso na ponderação do cálculo da média final de acesso ao ensino superior. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários