Aluno de Matosinhos é campeão pela quinta vez nas Olimpíadas de Matemática

À final chegaram 89 alunos do 6.º ao 12.º ano

Foto
as olimpíadas são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática Adriano Miranda

Um aluno do 12.º ano da Escola Secundária do Padrão da Légua, Matosinhos, conquistou neste domingo, pela quinta vez consecutiva, a medalha de ouro das Olimpíadas Portuguesas de Matemática.

Francisco Tuna de Andrade tem sido o campeão destas jornadas desde 2011. Para a Sociedade Portuguesa de Matemática, trata-se de “um registo notável na história desta competição”.

Na final participaram 89 alunos do 6.º ao 12.º ano. Foram atribuídas 36 medalhas de ouro, prata e bronze. Um outro aluno da Escola Secundária do Padrão da Légua arrecadou o bronze na categoria B (10.º ao 12º ano). Duplamente representada esteve também a escola secundária do Restelo, com duas medalhas, prata e bronze, na categoria A (8.º ao 9.º ano). 

Os vencedores destas duas categorias serão seleccionados para integrar as delegações portuguesas às Olimpíadas Internacionais de Matemática, que decorrerão na Tailândia, em Julho, às Olimpíadas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, marcada para o mesmo mês em Cabo Verde, e às Olimpíadas Ibero-Americanas, que se realizarão no mês de Novembro em Porto Rico.

Apesar dos crónicos maus resultados nos exames nacionais da disciplina, os alunos portugueses já conquistaram três medalhas de ouro, quatro de prata e 23 de bronze nas Olimpáiadas Internacionais de Matemática. 

As jornadas portuguesas, que já contam com 33 edições, são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, que prepara os alunos para as competições internacionais.

Sugerir correcção
Comentar