Aluno de Coimbra conquista bronze nas Olimpíadas Internacionais de Informática

Competição decorreu em Kazan, na Rússia. Ministério da Educação felicita estudante e professores.

Foto
Aluno da Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra, arrecadou medalha de bronze Nelson Garrido

Gonçalo Paredes, aluno da Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra, recebeu uma medalha de bronze na 28.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática, em Kazan, na Rússia. Nesta segunda-feira o Ministério da Educação emitiu um comunicado a felicitá-lo.

Estas olimpíadas colocam à prova os conhecimentos informáticos de cerca de 300 alunos de 80 países de todo o mundo. A medalha de Gonçalo Paredes é a sexta medalha de bronze conquistada por Portugal na competição mundial que, para o ano, irá realizar-se em Teerão, Irão, faz saber o ministério de Tiago Brandão Rodrigues.

A competição decorreu entre 12 e 19 de Agosto e a delegação portuguesa foi composta pelos concorrentes Gonçalo Paredes, Henrique Navas, Duarte Nascimento e Guilherme Penedo, e pelos líderes Pedro Ribeiro (team leader) e Pedro Paredes (deputy leader), de acordo com a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação, organizadora das Olimpíadas Nacionais de Informática, um concurso de programação destinado a alunos do secundário.

A organização, de resto, também felicita no seu site Gonçalo Paredes e diz que espera que a delegação portuguesa "possa renovar este sucesso no próximo ano, no Irão, sempre procurando mais e melhores resultados, demonstrando que a informática e a algoritmia estão bem vivas em Portugal, merecendo o apoio por parte das entidades responsáveis e das empresas do ramo".

“Também os estudantes Henrique Navas, Duarte Nascimento e Guilherme Penedo lutaram pela melhor classificação de Portugal nestas olimpíadas, durante as quais foram igualmente entregues os prémios relativos ao Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência”, acrescenta o comunicado do ministério. Nesta prova, os estudantes portugueses conquistaram três medalhas de prata e duas medalhas de bronze.

O Ministério da Educação felicita por fim a organização das olimpíadas em Portugal, que selecciona os alunos representantes do país na competição internacional, bem como “todos os professores envolvidos, uma vez que, pelo seu empenho, os estudantes têm a oportunidade de viver uma experiência verdadeiramente enriquecedora, não só para os seus percursos escolares, como para o seu desenvolvimento pessoal”.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários