Alertas amarelos e laranja de vento forte e agitação marítima nos Açores

Foto

A Protecção Civil dos Açores emitiu neste domingo alertas amarelos e laranja para todo o arquipélago dos Açores devido à previsão de vento forte e agitação marítima para quinta-feira e sexta-feira.

Os alertas foram divulgados pelo Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) no seu site da internet, depois de o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ter previsto “uma depressão muito cavada, localizada a nordeste do arquipélago dos Açores, que irá provocar um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima”.

Para o grupo ocidental do arquipélago, o alerta de agitação marítima, relativo a “altura significativa das ondas”, é amarelo para o período entre as 12h e as 18h de quinta-feira, com ondas de noroeste com entre seis e sete metros, e laranja entre as 18h de quinta-feira e as 6h de sexta-feira, com ondas entre sete e oito metros.

Também para as ilhas ocidentais, há um alerta laranja para vento, relativo a “rajada máxima”, para o período entre as 3h de quinta-feira e as 6h de sexta-feira, devido a ventos de oeste, rodando para noroeste, com rajadas até 90 quilómetros por hora.

Para as ilhas dos grupos central e oriental dos Açores, a Protecção Civil emitiu igualmente um aviso de agitação marítima, amarelo para o período entre as 12h e as 18h de quinta-feira, devido a ondas com altura entre seis e sete metros, e laranja para o período entre as 18h de quinta-feira e as 18h do dia seguinte, sexta-feira, com ondas de entre sete e oito metros.

Quanto à intensidade do vento, foi também emitido um alerta laranja para os grupos central e oriental, estando previstas rajadas com até 100 quilómetros por hora, de oeste rodando para noroeste, no período entre as 6h de quinta-feira e as 18h de sexta-feira.

Para minimizar o impacto destas condições meteorológicas, a Protecção Civil dos Açores recomenda algumas medidas, como “garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento” e “manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas”.

Aconselha também a população a “garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, ‘placards’ e outras estruturas montadas ou suspensas” e a “ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas”.

Por último, alerta contra a “prática de actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar”.

Sugerir correcção
Comentar